Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 25/04/2018 07:56
Os brasilienses devem se preparar para enfrentar o período de seca. Mesmo antes da época de estiagem, a umidade relativa do ar começa a cair no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após um período com chuvas acima da média, a tendência é de que o volume diminua a partir deste mês. A expectativa é de que as precipitações cessem até junho.
Nesta quarta-feira (25/4), ainda há possibilidades de chuvas em áreas isoladas, mas o céu deve se manter de parcialmente nublado a nublado. Mesmo com a previsão de precipitações, a umidade relativa do ar apresenta queda e pode chegar a 30% nas horas mais quentes do dia. Nos outros períodos, o índice se mantém em 90%. Durante a madrugada, os termômetros registraram temperatura mínima de 17;C e podem marcar 27;C ao longo do dia.
A queda na umidade e na temperatura é reflexo do início do outono na capital. A estação marca o período de transição de tempo quente e úmido para frio e seco. A tendência é de que as chuvas diminuam gradualmente até cessar por completo.
Abastecimento
Com o grande volume de chuvas, os reservatórios que abastecem a capital reagiram positivamente. O último monitoramento realizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) nessa terça-feira (24/4) mostra que o reservatório do Descoberto está com 88,9% da capacidade total e o de Santa Maria com 54,9%