Ester Cezar*
postado em 26/04/2018 19:08
Com intenção de divulgar conhecimento, desmistificar tabus e desconstruir pré conceitos sobre a hemodiálise, o enfermeiro e pós graduado em nefrologia, Everaldo da Silva Roberto, lança pela terceira vez, em 24 de maio, em Brasília, o livro Histórias de vida x Hemodiálise.
O enfermeiro conta que o objetivo é pessoas que não são da área da saúde, saberem o que realmente é a Insuficiência Renal Crônica (IRC), aprendam a identificar as causas, saibam que existe tratamento e que é possível ter uma vida normal. ;Se o paciente que faz esse tratamento se cuida e faz tudo certinho, ele leva uma vida ;normal;. A maioria dos meus pacientes trabalham e fazem o tratamento. É interessante a população saber disso.;
Everaldo conta que, mesmo após o acidente em Caruaru-PE, onde 126 pessoas foram intoxicadas ao fazer hemodiálise no Instituto de Doenças Renais (IDR), as pessoas ainda não têm tanto conhecimento sobre o tratamento.
A linguagem do livro está longe de ser técnica e complicada. É mais didática e acessível, justamente para chamar a atenção e fazer com que as pessoas compreendam mais facilmente. ;É para chamar a atenção! Tentar divulgar e tirar esse mito que a hemodiálise é a morte;, conta Everaldo.
Memória
Em fevereiro de 1996, 126 pessoas foram intoxicadas, no IDR de Caruaru-PE, com água usada para manter pacientes submetidos à hemodiálise. O acidente causou a morte de pelo menos 60 pessoas, 47 delas por hepatite tóxica.
Não perca
Lançamento do livro: Histórias de vida x Hemodiálise
Autor: Everaldo da Silva Roberto
Data: 24/5
Local: Restaurante Carpe Diem, 104 Sul
Horário: 19h às 22h