Apenas usuários que tiveram a conta exposta foram notificados por e-mail. Em 2016, a Uber foi atingida por um vazamento mundial de dados, que atingiu cerca de 57 milhões de contas de motoristas e clientes. Depois do incidente, a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) exigiu, em abril, que a direção-geral da Uber no Brasil esclarecesse o ocorrido para seus usuários.
Leia a nota da Uber na íntegra
"Como você sabe, a UBER descobriu um incidente de segurança que ocorreu em 2016. Tratamos deste tema com muita seriedade e trabalhamos com uma empresa especialista terceirizada para entender o impacto do ocorrido. Não identificamos nenhuma fraude ou uso indevido relacioando ao incidente, mas queremos garantir que você tenha conhecimento do que ocorreu, já que envolve informações suas.
Para a quase totalidade dos usuários e motoristas-parceiros afetados, a informação também incluiu dados coletados ou criados pela UBER, como os númeors internos de identificação, Nossos especialistas externos não identificaram nenhum indicío de downlond de históricos de locais de viagens, números de cartões de crédito, números de contas bancárias ou datas de nascimento.
Você pode estar certo de que quando o incidente ocorreu, nós tomamos todas as medidas imediatas para proteger os dados, impedir qualquer acesso futuro não autorizado e aumentar nossa segurança de informação. Nenhum usuário específico precisa tomar qualquer medida. No entendo, estamos monitorando sua conta para proteção adicional contra fraudes. Não há ação alguma requerida no seu lado, mas encorajamos nossos usuários a regularmente verificar se há qualquer questão com suas contas. Este e-mail está sendo enviado apenas para seu conhecimento."