Cidades

Universidade cancela todas as aulas para evitar novos casos de caxumba

A informação chegou para os alunos e colaboradores por email. Por enquanto, apenas as aulas de sábado (28) e segunda (30) estão suspensas

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 28/04/2018 00:10

Para prevenir a caxumba, é necessário se vacinar

Todas as aulas de sábado (28/4) e segunda-feira (30/4) do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), câmpus Taguatinga, foram canceladas para evitar novos casos de caxumba, informou a instituição. A medida veio após pelo menos quatro alunos de Engenharia Civil apresentarem a doença. As aulas do curso já tinham sido suspensas desde quinta-feira (26/4).

A notícia sobre os casos se espalhou esta semana por grupos de mensagem. O Correio teve acesso a quatro destes laudos médicos, que indicavam o código da doença infecto-contagiosa B26, correspondente à caxumba. A instituição de ensino chegou a publicar nota no site oficial negando a existência de surto e afirmando se tratar de informações falsas espalhadas pelas redes sociais.

Na quinta-feira, porém, além de cancelar as aulas nas turmas com alunos infectados, o UniCeub emitiu outro comunicado declarando que a instituição "está em contato com as autoridades responsáveis por promover a proteção da saúde da população". No texto, a direção pede para que estudantes e colaboradores verifiquem a atualização das vacinas tríplice ou tetra Viral, doses que previnem a caxumba, além de outras doenças contagiosas.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a caxumba é uma infecção viral aguda e contagiosa, aparecendo sob a forma endêmica ou surtos. A transmissão ocorre por via aérea, contato com saliva de pessoas infectadas e, ainda, por maneira indireta ao tocar objetos contaminados.

A única forma de prevenir a doença é por meio da vacina, ofertada de graça pela rede de saúde pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação