O período chuvoso no Distrito Federal começa a terminar e o início da seca se mostra cada vez mais próximo na capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta segunda-feira (30/4) será de calor, com temperaturas de até 29;C. Na madrugada, os termômetros marcaram 14;C. O céu ficará limpo, com poucas nuvens e não há previsão de chuva. A umidade varia entre 35% e 95%.
O clima se repete no feriado, proporcionando ao brasiliense a possibilidade de aproveitar o Dia do Trabalho na rua. A temperatura mínima prevista em 1; de maio é de 15;C e temperatura máxima deve chegar a 29;C. A umidade relativa do ar pode variar entre 90% a 30% no período da tarde.
"Brasília começa a ter as as características do período de seca, com pouca chuva e dias mais quentes. A única mudança ocorre na sexta-feira (4/5), com o aumento da nebulosidade e baixa na temperatura. Contudo, não significa que haverá precipitação", explica meteorologista Mamedes Luiz Melo.
Segundo a meteorologista Naiane Araújo, o tempo deve permanecer estável e sem possibilidade de chuva. Enquanto em abril a média de chuva foi de 133 milímetros, em maio a previsão é só de 29,7 mm. ;Até hoje (30/4) alcançamos 218 mm de chuva, o que facilitou as condições dos reservatórios. Mas a tendência de maio é de diminuição;, esclarece.
Até a primeira quinzena do mês podem ocorrer chuvas isoladas, mas a expectativa é de diminuição. ;A partir de maio a tendência é de tempo mais seco e umidade relativa do ar mais baixo;, detalha Naiane.
Durante a semana, a mínima varia entre 14 ;C e 15 ;C. Ao longo do dia, volta a esquentar e os termômetros poderão marcar a máxima de 28;C a 30;C. A umidade varia de 30% a 90%.