Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 04/05/2018 22:10
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou que o corpo encontrado nesta quinta-feira (3/5), em uma saída de ar da Unidade de Pronto Atendimento de Ceilândia, é de um paciente. Se trata de Silvio Cesar Lima de Souza, de 39 anos, identificado pela Polícia Civil.
De acordo com a pasta, as circunstâncias da morte ainda estão sendo investigadas. Em nota, detalhou que o homem deu entrada na unidade em 20 de abril, queixando-se de dores nas pernas. Ele foi atendido e precisou ser internado para acompanhamento médico. Dois dias depois, no entanto, saiu do leito e não foi mais localizado.
"A Saúde esclarece que as unidades de saúde têm o controle dos pacientes, no entanto, os profissionais não podem obrigá-los a permanecerem na unidade, exceto casos específicos, como pessoas com problemas de saúde mental", afirmou a secretaria em nota.
As investigações ficarão a cargo da 19; Delegacia de Polícia (P Norte ; Ceilândia).
Entenda o caso
Após vários pacientes da UPA de Ceilândia reclamarem de um mau cheiro que tomou conta do local, um funcionário vasculhou a área e encontrou o corpo, já em estado de decomposição, dentro de um poço de ventilação.
A suspeita de que se tratava de um paciente veio horas depois, quando o delegado responsável, Fernando Fernandes disse que o homem "estava com um acesso do hospital e resquícios de uma pulseirinha de entrada".
Para retirar o cadáver, o Corpo de Bombeiros precisou quebrar uma parede interna do hospital, já que o homem estava em um local apertado e a quase 5 metros de distância da entrada do fosso.