Cidades

Secretaria de Saúde confirma 17 casos de H1N1 no DF

Desde o começo do ano, foram registrados quatro óbitos por SRGA; apenas um foi causado por influenza A

postado em 07/05/2018 19:02
Tem direito à vacinação pela rede pública trabalhadores de saúde, idosos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes e mulheres cujo o parto tenha acontecido até 45 dias antes da vacina, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema prisional.

Mais dois casos de H1N1 foram confirmados no Distrito Federal. Além do influenza A, foram notificados 459 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dentre apenas 227 positivos, sendo 147 casos de vírus sincicial respiratório (VRS), 37 de metapneumovírus, 17 do vírus H1N1, nove de H3N2 e dois de influenza B.

Segundo o informe da semana epidemiológica (SE) 17, divulgado pela Secretaria de Saúde do DF, até o momento, foram confirmados quatro mortes por SRAG em moradores do DF. A primeira morte foi causada por metapneumovírus, em uma criança menor de 1 ano, portadora de doença genética. O segundo óbito também foi de uma criança menor de 1 ano, causado pelo VSR. A terceira vítima foi de H1N1, um adulto, portador de doença hematológica. O quarto óbito trata-se de uma criança menor de 1 ano de idade com cardiopatia congênita, causado pelo VSR.

Dos casos de SRAG positivos para vírus respiratório, a maioria ocorreu em menores de 5 anos, sendo 143 em menores de 1 ano de idade, e 46 em crianças de 1 a 4 anos. Além disso, foram confirmados três casos de SRAG em gestante, sendo dois de influenza A (H3N2) e um para metapneumovírus.

Em 2016, 10 pessoas morreram por conta do vírus H1N1 e uma por metapneumovírus foram confirmadas pelas Secretaria de Saúde do DF. Já em 2017 não foram registrados óbitos por doenças respiratórias.

De acordo com informações do informe epidemiológico da semana passada, entre os 223 casos positivos para vírus respiratórios, foram 145 de vírus sincicial respiratório (VSR), 37 de metapneumovírus, 15 de H1N1, oito de H3N2 e três de influenza B.


Vacina


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza no DF teve início em 23 de abril e se estenderá até 1; de junho, sendo o Dia ;D; em 12 de maio. O público-alvo da campanha e que tem direito à vacinação pela rede pública são trabalhadores de saúde, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes e mulheres cujo o parto tenha acontecido até 45 dias antes da vacina, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas, detentos e os funcionários do sistema prisional. Também foram incluídos professores de escolas públicas e privadas.

A estimativa da Secretaria de Saúde é de que 706.988 pessoas sejam vacinadas, atingindo a meta de cobertura vacinal de 90%. Até a última quarta-feira (2/5), 272.948 pessoas haviam sido vacinadas.


Recomendações para evitar infecções:

  • Frequente lavar e higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evitar sair de casa no período de transmissão da doença;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação