Jornal Correio Braziliense

Cidades

PCDF desarticula milícia que extorquia famílias em Planaltina

Os criminosos cobravam uma taxa para que os moradores do acampamento Zilda Xavier pudessem continuar morando no lugar

Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu 13 pessoas em Planaltina na manhã desta terça-feira (8/5). A ação, batizada de Terra Prometida, desarticulou uma associação criminosa acusada de formar uma milícia, que cobrava dinheiro para que as famílias pudessem permanecer no acampamento Zilda Xavier. Quatro pessoas estão foragidas e dois adolescentes foram detidos pela Polícia Militar antes da ação.

Além das prisões, os agentes cumpriram mais 12 mandados de busca e apreensão. As investigações partiram da 16; Delegacia de Polícia (Planaltina) e duraram seis meses. Os detidos são acusados de praticar no assentamento e em áreas próximas os crimes de latrocínio, homicídio, extorsão, roubo, grilagem de terra, furto e outros crimes. Cerca de 80 agentes das 1; (Asa Sul), 2; (Asa Norte) e 5; (Área Central) delegacias de polícia participaram da operação, além das Divisões de Operações Especiais e Aéreas (DOE/DOA).

Segundo a PCDF, um homem, identificado como Benedito Gonçalves de Melo Filho, 42 anos, era responsável por comandar o grupo. A segunda líder é Neli Rodrigues da Trindade, 42, responsável por extorquir as famílias. O homem era o responsável por recrutar moradores da região, inclusive adolescentes, e distribuía armas para que eles extorquissem quem vive no local. Quando as famílias negavam o pagamento da taxa cobrada, o grupo invadia as residências, roubava os pertences, agredia os donos do imóvel, incendiava o lugar e vendia o lote para pessoa.
"Quando esse morador saía do barraco, o Benedito colocava outra pessoa no local, que deveria pagar as taxas. Todas essas ações tiraram a ordem pública e, nesta primeira fase, a operação focou nisso. Agora, teremos os desdobramentos a partir das 121 provas coletadas", esclarece o delegado Edson Medina, chefe da 16; DP.
As famílias tinham que pagar, em média, R$ 500 em dinheiro ou por meio de troca. O repasse para os demais integrantes do grupo não foi esclarecido. A investigação ainda elucidará a forma de agir dos criminosos. Ainda não há a comprovação de agentes públicos na associação. Contudo, o delegado explica que ; se caracterizava o embrião de milícia privada, dado ao uso de armas de fogo, as ameaças e aos diversos delitos graves;.

O grupo responderá por associação criminosa, com agravante do uso de arma de fogo e emprego de menores de idade, com penas de 4 a 8 anos, ou por milícia armada, com pena de 4 a 8 anos.