postado em 09/05/2018 08:30
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) está com inscrições abertas para o Voluntários da Coleta Seletiva. Pessoas de todas as regiões administrativas abrangidas pela coleta seletiva serão capacitadas para atuar na conscientização de amigos, familiares e vizinhos.
Com o objetivo de aumentar a renda dos catadores e a vida útil do aterro sanitário, o projeto consiste em reuniões de capacitação onde os voluntários aprendem sobre a separação dos resíduos recicláveis, dias e horários da coleta e recebem materiais gráficos para distribuir.
[SAIBAMAIS]Silvano Silvério diretor-adjunto do SLU, destaca que o Distrito Federal passou por muitas transformações com o fechamento do aterro controlado do Jóquei, conhecido como Lixão da Estrutural, a abertura Aterro Sanitário de Brasília e a realocação dos catadores para galpões de triagem.
;A qualidade do material que chega aos galpões é muito ruim. Vamos discutir como os cidadãos pode ajudar o SLU e o governo nessa tarefa. De nada adianta implementarmos uma ação, contratarmos catadores e cooperativas se a população não fizer a separação do lixo de forma adequada.;
As ações podem ser feitas da seguinte forma:
- Corpo a corpo: com vizinhos, escolas, comércio, igrejas, familiares e amigos
- Reuniões com grupos diversos: assembleias de condomínios residenciais, por exemplo
- Em redes sociais
- Por e-mail
Cada etapa do programa durará quatro meses. Os interessados no projeto, podem se cadastrar através do Portal do Voluntariado, no âmbito do programa Brasília Cidadã. No site, há um link em que o cidadão faz a inscrição para cada região abrangida. A coleta seletiva é dividida em 24 áreas de atuação. Os encontros são marcados conforme a demanda. O último ocorreu em 25 de abril.