Cidades

Dia D da vacinação contra gripe será neste sábado

O número de casos de H1N1 aumentou para 31. Meta da Secretaria de Saúde é vacinar 150 mil pessoas durante a mobilização

Renata Nagashima*
postado em 10/05/2018 21:00
Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Maria Beatriz Ruy, secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e subsecretário de Vigilância à Saúde, Marcus Vinicius Quito, falaram sobre a campanha de vacinação
Com 31 casos registrados da gripe H1N1, houve um aumento, desde a semana passada, de 14 ocorrências confirmadas da doença caudada pelo vírus Influenza A (H1N1). Até o momento, apenas a morte de um homem de 54 anos foi causada por H1N1, de acordo com a Secretaria de Saúde. Seguindo o cronograma de mobilização nacional contra a influenza, o dia D da vacinação será neste sábado.
Apesar da campanha de vacinação contra a gripe ter iniciado há 18 dias, o número de casos continuou crescendo. Ao todo, foram confirmados 294 ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo, além do H1N1, 192 de vírus sincicial respiratório (VRS), 39 de metapneumovírus, 9 de influenza A (H3N2) e três de influenza B.
De acordo com o secretário da saúde do DF, Humberto Fonseca, esse aumento era esperado e deve continuar até o fim da próxima estação. ;Em função da mudança do clima, temos uma sazonalidade maior para doenças respiratórias. Com a chegada do inverno é possível que haja mais casos de SRAG, consecutivamente o aumento de casos de cada vírus", disse. Ele destacou, ainda, que não há surto do vírus causador da gripe H1N1 no DF.

Dia D


Neste sábado, 104 Unidades Básicas de Saúde estarão mobilizadas para o Dia D de imunização contra a gripe, seguindo o cronograma de mobilização nacional contra o vírus Influenza. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 150 mil pessoas. Para a Secretaria de Saúde, a procura pela vacina superou as expectativas da pasta.
De acordo com o último balanço da secretaria, até a quarta-feira (9/5), 404.780 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 57,3% da meta estabelecida. Até o final da campanha, em 1 de junho, a expectativa é que 706,9 mil pessoas sejam imunizadas, equivalente à 90% do público-alvo.
No Dia D, apenas as doses contra a gripe estarão disponíveis nas unidades. O atendimento será das 8h às 17h. Nos demais dias da campanha, a vacina estará disponível de segunda a sexta-feira.
*Estagiária sob a supervisão de Margareth Lourenço (especial para o Correio)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação