Cidades

Detran implanta novos bolsões para motocicletas em semáforos do DF

Ao todo, 53 novos espaços para a parada de motociclistas devem ser instalados nos próximos 15 dias. A pintura das faixas teve início a partir da 515 Sul

postado em 11/05/2018 21:09
Pintura de faixas em espaço para motos começou no ano passadoAo menos 53 novos bolsões para motociclistas começaram a ser implantados nas vias W3 Sul e Norte nesta semana. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou, na quinta-feira (8/5), a pintura do espaço destinado a motos nos cruzamentos de semáforos de Brasília a partir da 515 Sul. A expectativa é de que a nova sinalização seja concluída nos próximos 15 dias.

As primeiras pistas a receberem a sinalização, segundo o órgão, foram a S1 e a N1, no Eixo Monumental. Desde setembro do ano passado, o departamento instalou 33 bolsões nas duas vias. A escolha decorreu da quantidade de motos que circulam por elas.

A base do projeto está na Resolução n; 550/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece os critérios para a execução da iniciativa. Ela visa oferecer mais segurança aos condutores e pedestres: as motos aguardam a abertura dos semáforos posicionadas em local exclusivo, à frente dos outros veículos e atrás das faixas de pedestre.

De acordo com a Gerência de Estatísticas do Detran-DF, de janeiro a março deste ano, 21 motociclistas morreram em acidentes de trânsito. Atualmente, o DF conta com 197.681 motos, o equivalente a 11,4% de toda a frota da unidade federativa (1.727.281 veículos).

Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação