Publicidade

Correio Braziliense

Chuvas devem voltar até o fim desta semana no Distrito Federal

Os próximos dias serão marcados por madrugadas frias e tardes quentes. Umidade relativa do ar promete não ficar abaixo dos 30%


postado em 14/05/2018 08:11 / atualizado em 14/05/2018 13:47

Nesta segunda-feira (14/5), o céu deve permanecer de claro a parcialmente nublado(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Nesta segunda-feira (14/5), o céu deve permanecer de claro a parcialmente nublado (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
 
A chuva deu uma trégua para os brasilienses nos últimos dias, porém, a expectativa é de que ela volte até o fim desta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de na sexta-feira (18/5), o céu apresente possibilidades de precipitações. Antes disso, a previsão é de que os dias sejam marcados por madrugadas frias e tardes quentes.  

Nesta segunda-feira (14/5), o céu deve permanecer de claro a parcialmente nublado. Durante a madrugada, os termômetros registraram temperatura mínima de 14°C e podem marcar até 27°C nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar fica entre 80% e 30%. Com a previsão de chuvas, o tempo seco não promete aumentar nos próximos dias.  

O frio e a queda na umidade relativa do ar são reflexos do início do outono na capital, que começou em 20 de março. Até o fim da estação, em 21 de junho, o tempo deixará de ser quente e úmido para se tornar frio e seco, quadro característico do inverno em Brasília. A expectativa é de que as chuvas voltem apenas em setembro.  

Abastecimento 

As intensas chuvas dos últimos meses impactaram positivamente nas barragens que abastecem a capital. Porém, com a diminuição das chuvas, o volume das bacias passou a subir de forma mais lenta e o índice caiu na semana passada.  

Na sexta-feira (11/5), o nível do reservatório do Descoberto baixou pela primeira vez este ano, caindo de 91,7% para 91,6%. No entanto, de acordo com o último monitoramento, realizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) nesse domingo (13/5), o índice voltou a subir e está em 91,9%. Enquanto isso, o reservatório de Santa Maria não apresentou baixa e está com 57,7% da capacidade total.  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade