Camila de Magalhães
postado em 15/05/2018 06:00
Uma das principais causas de mortalidade de empresas no Brasil está relacionada à falta de capacidade para empreender, aliada a problemas administrativos e contábeis, dificuldades logísticas, de gestão e sociedade, entre outros. Estudos mostram que, no país, de cada 10 empresas, seis fecham as portas nos primeiros cinco anos de atividade. No Distrito Federal, das empresas abertas em 2012, 28% encerraram suas atividades dois anos depois.
Na avaliação de Milton Camargo, um dos idealizadores do evento Capital Empreendedora, isso é uma questão cultural, muito ligada à vontade de fazer, mas sem estar preparado para tal. ;O Brasil tem o penúltimo pior índice de nação empreendedora do mundo. O empreendedor brasileiro não se capacita para empreender. Esse é um grande problema que a gente precisa resolver;, observa.
De olho nesse cenário, Milton e o sócio Lucas Alves lançaram, em Brasília, um modelo de evento focado em educação empreendedora, que começou em 2016, dobrou o público em 2017 e, este ano, espera receber cerca de 3 mil pessoas interessadas em consumir conteúdos de desenvolvimento pessoal e profissional, relacionados a empreendedorismo e inovação. Na próxima sexta-feira e sábado, o Capital Empreendedora vai movimentar o Centro de Convenções Ulysses Guimarães com palestras com 40 especialistas do mercado nacional, workshops, mentorias com investidores, feira de startups, espaço de coworking e um aplicativo com rede social exclusiva, conteúdos e programação.
Nomes de peso
O espaço terá três palcos com palestras sobre diversas temáticas, como branding, vendas e liderança. O mestre de cerimônias é Murilo Gun, empreendedor, comediante, palestrante e professor de criatividade com mais de 5 mil alunos. Entre os principais nomes para palestras desta edição está Ricardo Bellino, único sócio brasileiro do presidente americano, Donald Trump, que vai falar sobre aceleração de pessoas. Outros destaque são Camila Farani (investidora anjo, Shark Tank Brasil) e Pedro Superti (marketing).
Depois de ter apoiado mais de 10 mil startups com o programa Startup Brasil, do governo federal, e ter fundado a primeira aceleradora de startups do país, a Startup Farm, o empreendedor Felipe Matos pretende dividir com o público os principais erros cometidos por empreendedores. ;Empreender é um grande desafio, principalmente no Brasil, onde há dificuldades regulatórias, burocráticas. A gente sabe quanto é importante se preparar, mas muitos começam negócios sem pesquisa de mercado, sem validar a demanda que tentam atender. Eventos como esse ajudam a trazer mais conhecimento e ampliar a rede de contatos dos empreendedores;, comenta Matos.
Para Milton Camargo, reunir todos esses nomes é motivo de orgulho. ;Estamos muito felizes por trazer tudo isso para Brasília;, ressalta.
Novidade
Quem também marcará presença no evento deste fim de semana é a Fundação Assis Chateaubriand, que apresenta seu novo programa de educação voltada para o empreendedorismo e inovação: Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores. Os participantes poderão conhecer melhor a proposta do programa de seis meses de preparação para o mercado, em duas atividades especiais interativas, com realidade virtual e aumentada.
;Vamos oferecer um programa de desenvolvimento e de soluções disruptivas para pessoas que querem montar sua empresa ou startup, identificar uma solução para o seu negócio ou mesmo para intraempreendedores, que desejam inovar na iniciativa privada ou no serviço público. Criamos um conceito de comunidade de aprendizagem, que não é um curso que acaba e a pessoa vai embora. Ela pode permanecer com a gente, ocupar nosso espeço e estar conectada em nossos eventos, em outras experiências e atividades que a gente promova;, explica Mariana Borges, superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand.
Mariana acrescenta que a Ei conta ainda com bate-papos, cursos, workshops, mentorias, espaço de coworking, laboratório maker, área de squads para atividades de solução em grupo. Tudo isso na sede dos Diários Associados, no SIG Quadra 2, Lote 340. Quem se interessar poderá se inscrever no programa com desconto especial durante o capital empreendedora. Além disso, haverá um lounge de entrevistas que servirão de conteúdo para o novo canal web da comunidade, que será lançado no fim do mês no portal do Correio e no CorreioWeb.
[VIDEO1]
[VIDEO1]
Programe-se
As inscrições para o Capital Empreendedora vão até sexta-feira ou até esgotarem os ingressos. Informações e programação: www.capitalempreendedora.com ou pelo Facebook e Instagram @CapitalEmpreendedora
Sexta e sábado, das 8h às 19h Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Fique ligado
As inscrições para o programa da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, da Fundação Assis Chateaubriand, começam nesta sexta-feira, pelo site www.ei.org.br. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail ei@facbrasil.org.br e acompanhar as novidades pelo Facebook, Instagram e Twitter @ComunidadeEi.