Cidades

Estrutura impediu desmoronamento de varandas em prédio incendiado

Defesa Civil ressaltou que a estrutura da cobertura foi calculada para aguentar um peso maior que o padrão, o que evitou desabamento da varanda do apartamento atingido pelas chamas e dos outros da prumada A

Luiz Calcagno
postado em 15/05/2018 16:52
[FOTO1159860]
A segunda vistoria realizada pela Defesa Civil demonstrou que todos os 18 cabos de protensão da prumada A do . Mesmo assim, segundo o tenente-coronel Sinfrônio Lopes, a engenharia do edifício garantiu que a varanda não desabasse, o que poderia causar um efeito cascata.

;É uma construção de alto padrão e, além dos cabos, havia outra estrutura que avisaria se a construção fosse ceder. Se não fosse isso, a varanda do 6; andar poderia desabar, o que ocasionaria em uma destruição sequenciada de todos os outros andares;, explicou.

Ele ressaltou que a estrutura da cobertura também foi calculada para aguentar um peso maior que o padrão, o que trouxe segurança e evitou desabamento em efeito cascata. ;Há um risco iminente de destruição da laje, mas o engenheiro que fez o projeto atendeu todas as normas de segurança com todos os requisitos necessários;, esclareceu.

Segundo o tenente-coronel, agora os esforços estão concentrados no escoramento da estrutura. Após essa operação é que será autorizada a entrada dos moradores da prumada A, atingida pelo fogo. ;Mas as obras de restauração vão causar um desconforto;, avalia Sinfrônio Lopes.
Os moradores das outras prumadas tiveram o acesso aos apartamentos liberado na manhã desta terça-feira (15/5). . Depois de quase cinco horas, o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir as chamas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação