Cidades

Festa de Pentecostes deve reunir mais de 1 milhão de fiéis no Taguaparque

Tradicional Festa de Pentecostes deve reunir mais de 1 milhão de fiéis até o próximo domingo, no Taguaparque. O evento, celebrado sempre 50 dias após a Páscoa, foi idealizado pelo padre Moacir Anastácio. Saiba mais sobre a programação completa

Isa Stacciarini
postado em 18/05/2018 06:00
O Taguaparque, perto da Colônia Agrícola Samambaia,  fica pequeno nesta época do ano para os fiéis. O lema deste ano é

O Taguaparque se transforma em palco de louvor e adoração a partir de hoje. Até domingo, a tradicional Festa de Pentecostes atrai uma multidão de fiéis, que aproveitam o momento para fazer orações, pedir curas e agradecer graças alcançadas. A expectativa dos organizadores é de que, durante os três dias, mais de 2 milhões de pessoas participem do evento (leia Programe-se). O momento mais aguardado é no domingo, dia da celebração da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, que deve reunir 1 milhão de cristãos.

Para a comunidade católica, o Dia de Pentecostes é considerado o surgimento da Igreja Católica, porque marca o momento da aparição da pomba branca sobre os seguidores de Cristo. A festa é celebrada sempre 50 dias após a Páscoa. Em cada um dos três dias da festa, o padre Moacir Anastácio, idealizador do evento no Taguaparque, abençoa as velas levadas pelos fiéis, celebrando a Trindade Santa: pai, filho e Espírito Santo.

[SAIBAMAIS]Com o lema ;Levantai-vos e vamos;, a comemoração deste ano chega à 20; edição com o objetivo de encorajar os cristãos a seguir em frente, mesmo diante das adversidades. A cada dia, muitos fiéis começam a chegar ao local logo pela manhã. Alguns aproveitam o momento de adoração para pagar promessas. Outros pedem bênçãos e curas da família. E há também quem participe por tradição familiar. Seja sozinho, seja acompanhado por parentes, os cristãos entoam músicas religiosas, emocionam-se com as palavras ditas pelos palestrantes e clamam pela força do Espírito Santo.

Segundo o coordenador da Festa de Pentecostes, Flávio Camargo, são esperados 500 mil fiéis hoje, 600 mil amanhã e 1 milhão no domingo. Ele ressalta que, anualmente, o público aumenta de 5% a 15%. ;Na sexta-feira, temos um número menor, porque as pessoas trabalham, mas, a partir de sábado, elas comparecem com mais força. De toda forma, o grande momento é no domingo, além das bênçãos das velas, sempre ao fim da celebração da Santa Missa;, explica.

Flávio destaca que, neste ano, a grande busca é encorajar os cristãos para que eles possam encontrar uma solução para o desânimo ou o sofrimento. ;Deus disse: ;Faça a sua parte, que eu te ajudarei;. A ideia é chamar essas pessoas a se levantar, participar da celebração e buscar a graça que tanto procuram, porque, no tempo de Jesus, elas recebem. Muitas vezes, os fiéis estão desanimados, quietos ou passam por um momento de sofrimento, mas, com a palavra de Cristo, conseguem se reerguer;, ressalta o coordenador.

Trânsito
Por causa do grande número de fiéis no evento, agentes do Departamento de Trânsito (Detran) farão intervenções para reduzir o impacto do tráfego. O tempo dos semáforos serão alterados e haverá controle de travessia de pedestres em nove pontos próximos ao Taguaparque. No fim da festa, a terceira entrada do Taguaparque pelo Pistão Norte terá sentido único para a Colônia Agrícola Samambaia.

A fim de facilitar a saída de veículos, na Colônia Agrícola Samambaia, será implantado um corredor de sentido único para Taguatinga Centro e um sentido duplo para a via Estrutural. Atuarão no controle do trânsito 92 servidores, 40 carros do Detran, dois guinchos, uma empilhadeira e uma aeronave. Quem for de ônibus, terá à disposição uma área reservada no Pistão Norte. Haverá, ainda, um estacionamento público para carros. O Detran orienta os condutores a parar em local permitido e obedecer à sinalização.


Programe-se


Confira a agenda da Festa de Pentecostes, de hoje a domingo:

Hoje e sábado
; Às 8h ; Cenáculo
; Às 10h30 ; Louvor Comunidade Renascidos em Pentecostes
; Às 11h ; Animação
; Às 12h ; Terço da Batalha com oração de libertação
; Às 13h ; Pregação
; Às 14h ; Terço dos Renascidos em Pentecostes
; Às 15h ; Missa ; Anfiteatro (para servos); palco: Celebrando Pentecostes e Terço da Misericórdia
; Às 16h ; Terço Renascidos em Pentecostes meditado e louvor
; Às 16h40 ; Louvor
; Às 17h30 ; Animação
; Às 18h ; Preparação para a Santa Missa
; Às 19h ; Missa de Cura ou Libertação

Domingo
; Às 8h ; Cenáculo
; Às 10h30 ; Louvor Comunidade Renascidos em Pentecostes
; Às 11h ; Animação
; Às 12h ; Terço da Batalha
; Às 13h ; Oração de Cura e Libertação ; Celebrando Pentecostes
; Às 14h ; Terço dos Renascidos em Pentecostes
; Às 15h ; Preparação para a Santa Missa
; Às 16h ; Missa de Cura e encerramento da Semana de Pentecostes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação