Cidades

Operação retira 40 famílias que ocupavam fazenda Chapadinha, em Brazlândia

Segunda fase da ação acontece nesta quarta-feira (23/5)

postado em 22/05/2018 18:51
Operação de reintegração de posse retira 40 famílias de fazenda em Chapadinha, Brazlândia
Cerca de 40 famílias, que viviam em uma ocupação na Fazenda Barrocão, em Chapadinha, Brazlândia, foram retiradas do local durante uma ação de reintegração de posse, realizada na tarde desta terça-feira (22/5). A ordem de retirada foi emitida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e contou com a participaçaõ de homens da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros Militar, da Defensoria Pública, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e da Companhia Energética de Brasília (CEB).

A operação foi pacífica e grande parte dos ocupantes tinha saído do local na hora em que a ação foi deflagrada. Na hora da retirada, dez barracos estavam ocupados e os outros 30 estavam vazios. A PM informou que o acampamento estava há sete anos na fazenda e que o proprietário mantinha uma boa relação com os ocupantes. A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), que disponibilizou estrutura aos moradores, segundo a PMDF, coordenava a permanência das famílias. Seis cisternas e dez fossas foram interditadas pela Caesb e a CEB fez o desligamento da rede clandestina, que era usada nos barracos.

Apenas três famílias foram encaminhadas para atendimento no Centro de Assistência e Referência Social (CRAS). O restante buscou, por contra própria, uma nova moradia. O sargento, Ronaldo Ribeiro, do Centro Integrado de Operações em Segurança, foi responsável pela operação e informou que, de acordo com o perfil dos ocupantes, eles não representam perigo. "Já havia levantamento dos ocupantes, eram famílias necessitadas e sem periculosidade. Inclusive, o proprietário acompanhou a operação e disse que nunca teve problemas com o grupo", afirma o militar.

A retirada continuará nesta quarta-feira (23/5). Ao término da operação desta terça, apenas quatro famílias aguardavam o contato de amigos e o transporte para levar os seus bens. O sargento informou que o desmonte de alguns barracos foi realizado pelos próprios ocupantes, a fim de reaproveitar o material.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação