Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 23/05/2018 06:00
Muitos heróis utilizam o poder da invisibilidade para derrotar vilões e salvar vidas. Mas, no mundo real, não ser visto é humilhante para aqueles que passam despercebidos pelos olhos da sociedade. Esta é a saga de Mino, personagem da obra infantil O Menino Invisível, que será contada em uma das páginas mais democráticas existentes: a rua. Um muro de 80 metros na SQS 413 ganhou cor para narrar a história de uma criança que descobre as desvantagens de ser um super herói com o poder da invisibilidade. Esse é o primeiro capítulo do Livro da Rua, projeto brasiliense que pretende democratizar o acesso à leitura, transformando o cinza dos muros de concreto em páginas de um livro de literatura.
O idealizador e autor da obra é o escritor Hugo Barros, 42 anos. O prólogo dessa história começa com más notícias. Após finalizar o seu primeiro livro infantil, Hugo não tem retorno positivo das editoras para publicá-lo. Elas nem chegam a ler o material, alegando o mau momento da indústria, que torna impossível apostar em novos autores. Isso não fez o mocinho da história desistir do sonho: ele decidiu publicar o livro gratuitamente, de um modo que atingisse o máximo de pessoas possíveis. ;Não existe lugar mais democrático do que a rua. Vi nisso a oportunidade de expor a história onde todos pudessem ler;, conta.
[FOTO1164629]
O projeto foi apresentado ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC), sendo aprovado com louvor, tanto que em um novo edital o escritor conseguiu verba para transformar mais três muros em histórias. Os locais ainda não foram escolhidos, mas as histórias ; todas inéditas, estão prontas para ganhar o espaço público. ;É de fato um projeto inédito. Será o primeiro livro infantil impresso a céu aberto. Até hoje, as únicas plataformas utilizadas para a impressão de livros, diferentes do papel ou do tecido, são os formatos digitais que, apesar de terem seu valor, não conseguem cumprir esse papel de popularizar a leitura;, defende Barros.
Sonho real
Uma mulher é responsável por todas as ilustrações de O Menino Invisível. A muralista e grafiteira brasiliense Camilla Santos, 21, mais conhecida pelo nome artístico de Siren, foi quem aceitou o desafio de pintar a história no concreto. ;O Hugo me contou a história do livro e isso me tocou. Nunca tinha feito algo tão grande, são 80 metros de ilustração, mas é um trabalho bastante gratificante;, fala, com entusiamo.
As cores quentes, com tons em vermelho, amarelo e laranja mostram o estilo da artista. Foram sete dias de trabalho para concluir a obra. As ilustrações deixam transparecer a carga emocional que a história traz, tudo passado de um modo didático e voltado para o público infantil. ;É uma história surpreendente, que destaca o quão transformador pode ser o acesso à educação;, explica o autor. Com certeza, os leitores ficarão emocionados com o plot twist (virada de roteiro) reservado para o fim.
A obra estará pronta para visitação a partir de hoje. O livro foi desenhado no muro do posto Petrominas, que cedeu o espaço gratuitamente, apostando na ideia. A professora de português Karina Barros, 43, ficou responsável pela revisão do texto e destaca a importância de democratizar a leitura. ;Hoje, livros costumam ter preços altos, às vezes, os pais têm a intenção de comprar para os filhos, mas existem outras prioridades financeiras em casa. Projetos como esse vão ajudar crianças a virem aqui, ouvir histórias e passarem a se interessar por toda mágica que o universo literário pode fornecer;, acredita Karina.
A professora conta que está ansiosa para trazer seus alunos para conhecer o trabalho. ;Estou pensando em como trabalhar alguns pontos da história do livro em sala de aula, com certeza vai abrir espaço para diversos debates;, afirma.
O projeto está selecionando locais no DF para a pintura dos próximos livros. As sugestões podem ser enviadas pelas redes sociais do grupo. O autor e a ilustradora estão disponíveis para participar e guiar visitações de escolas ao espaço.
Venha ler
Livro de Rua ; O Menino Invisível
Onde: Muro do posto Petrominas, na 413 Sul
Quando: Fixo no local
Gratuito
Redes sociais: facebook.com/ProjetoLivroDeRua e instagram.com/livroderua
Contato: livroderua.bsb@gmail.com