Cidades

Alto Paraíso, Cavalcante e mais 10 cidades farão parte da Ride

Agora, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Cavalcante, Flores de Goiás, entre outros, foram incluídos Ride. Senadores aprovaram o projeto sob o argumento de essa região tem forte ligação socioeconômica com o Distrito Federal

postado em 23/05/2018 10:17
Proposta aguarda sanção presidencialA Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) ganhou mais 12 municípios, entre eles, Cavalcante (GO) e Alto Paraíso (GO). Os senadores aprovaram o projeto de lei na terça-feira (22/5) com 64 votos favoráveis e um voto contrário. Agora, a proposta segue para a sanção presidencial.

Pelo texto do PLC 102/2015;Complementar, passam a fazer parte dessa região dez municípios goianos e dois mineiros: Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d;Aliança, Simolândia e Vila Propício, todos de Goiás e Arinos e Cabeceira Grande, em Minas Gerais.

Criada em 1998, a Ride é atualmente composta pelo próprio Distrito Federal e pelos municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa, além dos municípios mineiros de Unaí e Buritis.

O argumento para a ampliação da proposta é o de que existe um conjunto de municípios citados apresentam uma forte ligação socioeconômica com o Distrito Federal. Para o relator da matéria, senador Hélio José (Pros-DF), a ampliação da Ride permitirá desenvolver ações governamentais e viabilizar soluções para os diversos problemas que necessitam da atuação conjunta, buscando promover uma redução das diferenças socioeconômicas do Entorno.

O projeto também foi defendido pelos senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Wilder Morais (DEM-GO) como benéfico para a diminuição das desigualdades regionais. Para eles, os municípios beneficiados terão mais atenção pública em relação às áreas de saúde, educação, transporte e segurança pública. Caiado também ressaltou a situação da população de Goiás que mora no Entorno de Brasília e trabalha no Distrito Federal, mas sofre com a falta de atenção e de recursos.

O PLC foi aprovado sem o nome do distrito de São Gabriel, em Goiás. Caiado explicou que São Gabriel é um distrito da cidade de Planaltina, que já integra a Ride.
Com informações Agência Senado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação