Cidades

Artistas que participam de evento na capital sofrem dois assaltos

O grupo teve dois notebooks, um HD externo, cinco celulares, pertences pessoais e uma pesquisa de mestrado levados

Renata Nagashima*
postado em 23/05/2018 20:30
Participantes do encontro estão em Brasília para debater o fazer artístico e educacionalEm apenas quatro dias, participantes do 1; Encontro de artistas educadores de Brasília foram vítimas de dois assaltos na área central da capital. O evento teve início no domingo (20/5), na Biblioteca Nacional. Logo no dia da abertura do encontro, dois carros estacionados próximo ao local foram alvo dos assaltantes. Um dos veículos teve os vidros quebrados e, de outro, foram subtraídos itens como equipamentos de trabalho do grupo Carroça de Mamulengos, dois notebooks - um da companhia de teatro e outro de uma pesquisadora, que teve também um HD externo e vários cadernos com manuscritos de suas pesquisas furtados.
No dia seguinte, os artistas se dirigiam ao local onde estão hospedados, uma pousada no Lago Sul, após um dia de atividades em Brazlândia, quando foram recebidos por assaltantes. Os bandidos haviam rendido quem estava na casa e aguardavam mais hóspedes. Os invasores levaram cinco aparelhos de celular e pertences pessoais, além de uma mala com materiais de oficinas que precisaram ser excluídas da programação do evento.
;Nosso maior prejuízo foi imaterial, ficamos angustiados com a situação e com a pesquisa de um mestrado de dois anos que se foi. É triste saber que isso aconteceu com um grupo de artistas e educadores que têm como foco oferecer educação de mais qualidade no Brasil;, lamenta Naira Carneiro, integrante da Companhia Os Buriti e idealizadora do evento. Ela ressalta a expectativa em recuperar parte dos bens. ;Nossa maior esperança é encontrar os manuscritos e a pesquisa que estava no HD. Torcemos para que a pessoa que compre a peça das mãos dos assaltantes ache o documento e nos contate;, disse.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que as duas localidades onde ocorreram os fatos recebem policiamento motorizado e em locais de maior incidência criminal a vigilância é reforçada. ;Só na região central de Brasília prendemos em flagrante delito 298 criminosos e no Lago Sul 77 pessoas foram detidas cometendo algum tipo de crime. Infelizmente, a reincidência e a impunidade tem nos prejudicado nesta sensação de insegurança;, destacou.

Encontro de artistas educadores


O encontro foi idealizado pelas atrizes Eliana e Naira Carneiro, mãe e filha. No projeto, a busca principal foi por um perfil de grupos que tivesse trabalho artístico sólido e que, paralelamente, desenvolvessem algum projeto ou pesquisa em educação. A caravana é composta por 23 estudantes de licenciatura em artes, seis grupos artísticos nacionais, equipe de produção e registro. Durante quatro dias, os participantes do evento vão debater sobre o fazer artístico e educacional.
* Estagiária sob supervisão de Margareth Lourenço (especial para o Correio)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação