Jornal Correio Braziliense

Cidades

Secretaria de Saúde confirma 22 casos de conjuntivite na Papuda

Apesar do número, a secretaria nega haver um surto da doença. Os presos contaminados já foram medicados

Vinte e dois presos do Bloco D do Complexo Prisional da Papuda apresentam sintomas de conjuntivite viral, confirmou a Gerência de Saúde Prisional da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, nesta quarta-feira (23/5).

A pasta garantiu que não se trata de um surto da doença, "já que não se distingue da média de casos registrados em anos anteriores", esclareceu, em nota. Os doentes identificados estavam em duas celas da Papuda. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário informou que os internos atingidos "foram medicados, orientados e estão isolados".

Entenda mais sobre a doença


A conjuntivite é a inflamação da membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular. Quando viral, é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

Os principais sintomas são: olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, coceira, sensibilidade à luz e secreção esbranquiçada (conjuntivite viral).

Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos, mas é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada ou com soro fisiológico, além de manter as mãos e o rosto higienizados para controlar o contágio e a evolução da doença.