Cidades

Traficantes aliciavam estudantes para vender drogas em escolas de Ceilândia

Operação deflagrada pela 23ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Sul) nesta quinta-feira (24/5) prendeu cinco suspeitos de traficar drogas na região

Isa Stacciarini
postado em 24/05/2018 11:12

Fachada da 23ª Delegacia de Polícia (P Sul)

Cinco suspeitos de traficar drogas em escolas foram presos e diversos mandados de busca e apreensão cumpridos em Ceilândia nesta quinta-feira (24/5). Os agentes da 23; Delegacia de Polícia (P Sul) investigaram a ação dos criminosos em 28 instituições de ensino da região, durante cinco meses.

Os suspeitos presos têm entre 18 e 24 anos. Eles aliciavam alunos entre 11 e 18 anos, que compravam e revendiam maconha dentro das escolas e na porta dos colégios. Na operação, os agentes apreenderam 15kg de maconha.

A venda de entorpecentes ocorria principalmente no momento da entrada e da saída dos alunos. O papel dos estudantes aliciados era esconder a droga nas imediações da escola. Os criminosos tornavam-se ;padrinhos; dos alunos e garantiam proteção para qualquer problema que tivessem no colégio. Professores e diretores sofriam ameaças e estudantes faltavam às aulas com frequência.

Chefe da 23; DP, o delegado Vitor Dann diz que essa foi a primeira fase da operação. ;Esses traficantes se tornavam padrinhos dos alunos e, em troca, eles recebiam proteção. Até mesmo em brigas nos colégio, eles (traficantes) iam para resolver;, explica.

O delegado diz que o tráfico provoca também a evasão escolar. ;Os traficantes tentam dominar essas escolas e criam a lei do silêncio, com ameaças para que as pessoas não denunciem. Essa atuação provocou, inclusive, evasão de alguns estudantes e ameaças a professores e a outros alunos;, ressalta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação