Cidades

Aeroporto de Brasília só tem combustível até as 17h desta quinta-feira

Informação foi dada pela Inframerica, que, no entanto, não anunciou nenhum cancelamento. LATAM suspendeu cobrança de taxa de remarcações feitas nesta quinta-feira

Philipe Santos*
postado em 24/05/2018 12:53
A frota de caminhões que traz o combustível para o Aeroporto continua retida no Entorno do DF
Mesmo após o reabastecimento escoltado, nessa quarta-feira (23/5), e o contingenciamento de combustível iniciado no mesmo dia, o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck só tem combustível até as 17h desta quinta-feira (24/5). De acordo com a Inframerica, que administra o local, só há 330 mil litros de querosene. A empresa não informou, no entanto, se haverá cancelamentos devido ao problema.
Até às 12h, o JK teve 162 pousos e decolagens. Foram registrados cinco atrasos e apenas um cancelamento, mas em razão de motivos meteorológicos. "O Aeroporto de Brasília segue operacional, sem cancelamentos causados pela baixa disponibilidade do insumo", afirmou a Inframerica em nota.

Para economizar o uso, a Inframerica reuniu-se com as companhias aéreas e as empresas de combustível e iniciou racionamento do combustível. Apesar da limitação no reabastecimento, a administradora diz que ainda não há prejuízo às operações aéreas. O Aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado e um dos maiores centros de conexão do país.
Nessa quarta-feira (23/5), dois aviões que decolaram em Brasília e Recife, com destino a Portugal, mudaram o trajeto para abastecer na capital baiana. A informação foi confirmada pela Vinci Airports, que administra o terminal aéreo em Salvador, acrescentando que o aeroporto não sofre com a falta de combustível.
Apesar do que diz a Inframérica, as empresas aéreas parecem se preparar para cancelamentos. A LATAM Airlines Brasil informou que, devido às restrições de abastecimento de combustível provocadas pela greve dos caminhoneiros, flexibilizou suas regras e suspendeu a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data à escolha do cliente, sem multas, em voos domésticos com partidas, chegadas ou conexões programadas para os aeroportos de Brasília, Goiânia, Ilhéus, Recife, Teresina, Confins e Porto Alegre.

A medida só vale para esta quinta-feira (24/5), informou a companhia. Os passageiros impactados podem entrar em contato com a empresa através do telefone 4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil ou procurar uma loja da companhia.

Escolta policial

A frota de caminhões que traz o combustível para o Aeroporto continua retida no Entorno do DF por conta do protesto dos caminhoneiros que ocorre em âmbito nacional, há três dias. Nos últimos dois dias, apenas nove caminhões chegaram ao JK, e sob escolta policial. Em período normal, o aeroporto recebe, diariamente, uma média de 20 desses veículos.
Em conjunto com companhias aéreas e empresas de combustível, a Inframerica decidiu que, desde esta quinta-feira, somente pousarão no Aeroporto de Brasília aeronaves com capacidade para decolar sem a necessidade de abastecimento no terminal brasiliense.

A Inframerica orienta os passageiros a buscar as companhias aéreas para mais informações sobre a situação de seus voos. Como precaução, a concessionária do Aeroporto diz que adequou uma nova área com capacidade para receber confortavelmente até 180 passageiros em casos de atrasos ou cancelamentos de voos. Além disso, o local dispõe de quatro salas VIP que atendem as companhias aéreas em em caso de imprevistos nos voos.
*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação