Cidades

Epia, Epar, Estrutural e Pistão Norte têm trânsito lento e protestos

No fim do Pistão Norte, apenas carros de passeio passam pelo local. Na EPAR, motoristas do aplicativo Uber também fazem bloqueio; PMDF já interveio

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 24/05/2018 16:13
Bloqueio no fim do Pistão Norte também causa impacto na Estrutural
As principais vias que cortam o Distrito Federal voltaram a ser bloqueadas na tarde desta quinta-feira (24/5), devido ao protesto de caminhoneiros que exigem, principalmente, a diminuição dos impostos nos combustiveis no Brasil. A Estrada Parque Aeroporto (EPAR) foi fechada por um grupo de motoristas de transporte por aplicativos. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) interveio e impediu que a via fosse totalmente bloqueada. Apesar da ação policial, ainda há lentidão na via. Há, também, registros de protestos e engarrafamentos na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), na BR-060, na DF-150, no quilômetro 57 da BR-020 e na BR-080, na divisa entre DF e Goiás. Segundo a Polícia Militar do DF, há previsão de que, às 17h30, a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), a Ponte JK ; sentido Paranoá e São Sebastião ; e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na altura de Águas Claras, sentido Plano Piloto, sejam fechadas.
A Inframérica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, disse, por meio do Twitter que o tráfego de veículos, apesar de intenso, está sendo garantido pelas autoridades policiais. "O congestionamento é longo. A Polícia Militar está no local e auxilia no controle do tráfego. Informe-se com sua Cia. Aérea sobre o status do seu voo", informa a empresa.
Manifetantes também fecham, na tarde desta quinta, a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), sentido norte-sul, na altura do supermercado Makro. O trânsito é intenso no local.
De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF), os manifestantes atearam fogo em alguns objetos e o corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) precisou ser chamado para conter as chamas que tomaram a via. A Polícia Militar também foi acionada.
Outras rodovias afetadas são a DF-150, no sentido da Fercal, e o fim do Pistão Norte, em Taguatinga. No último caso, o bloqueio também causa impacto na via Estrutural. "Carros de passeio estão passando pela via, mas, por conta de os manifestantes pararem caminhões e veículos de carga, está acontecendo um congestionamento na região", explica o major Michello Bueno, da comunicação da Polícia Militar.
Motoristas do aplicativo Uber fazem bloqueio na EPAR
Os dois sentidos da BR-060, na altura do quilômetro 30, próximo ao Engenho das Lages, foram bloqueados. Por volta das 16h17, apenas veículos de passeio passam pela via. Já no quilômetro 14, próximo ao posto de combustível Asa Branca, carros de passeio, ônibus e caminhões com carga viva ou carga perecível estão liberados para passarem.
Na BR-020, há congestionamento próximo à divisa do Distrito Federal com Goiás. Máquinas agrícolas e caminhões foram colocados na pista, realizando o bloqueio. Próximo a Sobrinho, na altura do quilômetro 11, a PMDF registrou lentidão no trânsito e uma manifestação, até então, pacífica. Carros e ônibus não são impedidos de trafegarem pela via.

Na BR-080, altura do quilômetro 39, também divisa de DF e GO, ocorre uma manifestação pacífica. Trânsito liberado para automóveis de passeio, veículos com cargas perecíveis e cargas vivas.
Aguarde mais informações

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação