Cidades

Iphan aprova projeto de reconstrução de viaduto que desabou no Eixão

O Governo do Distrito Federal apresenta, nesta quinta-feira (24/5), a proposta, que sofreu adaptações após a apresentação de parecer contrário do instituto

Renata Nagashima*
postado em 24/05/2018 16:10

O viaduto da Galeria dos Estados desabou em fevereiro deste ano

O Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o projeto de reconstrução do viaduto da Galeria dos Estados, que desabou no Eixão Sul em fevereiro. O Governo do Distrito Federal apresenta, nesta quinta-feira (24/5), a proposta, que sofreu adaptações após o instituto emitir parecer contrário ao projeto inicial.

[SAIBAMAIS]Em novo documento, apresentado hoje ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Márcio Buzar, em resposta a recurso interposto pelo órgão de trânsito, o Iphan considera que a solução estrutural adotada para a recuperação do viaduto buscou garantir a "resistência, durabilidade e segurança desse complexo viário, bem como por exigência de novos coeficientes de segurança".

Levando em consideração esses fatores e a mudança nos pilares, o instituto optou por acatar o recurso apresentado para o parecer inicial e aprovou o projeto de recuperação estrutural do viaduto. A adequação ocorreu na largura dos pilares, que ficaram 3 metros menores. O governo adequou a largura da base e alterou o formato das estruturas na planta, além de restaurar a paisagem urbana da área ao redor do viaduto.

;Foram duas exigência que nós avaliamos e entregamos. Fizemos também uma apresentação no local, com todos os técnicos do Iphan e do GDF. Explicamos que a modificação no pilar é uma necessidade estrutural, por questões de segurança, e não um desenho novo para modificar a arquitetura;, explicou Márcio Buzar.

O diretor geral do DER afirmou ainda que se a estrutura anterior contasse com o mesmo pilar proposto, mesmo com a fissura, o colapso não teria ocorrido. "Eles pediram para considerarmos o mínimo de dimensão ali, tentando manter uma configuração do pilar conforme o projeto inicial, mas era uma questão de segurança também."

A nova estrutura passa a ter, no centro, a dimensão anterior, e vai engrossando até as extremidades. ;O mais importante é que a gente deixa uma ligação entre a laje e o pilar, que servirá para a colocação de um aparelho que permite que uma inspeção seja feita e haja uma troca de, pelo menos, 10 em 10 anos;, concluiu Márcio Buzar. O pilar passará a ter um formato diamantado.

O custo previsto da obra é de R$ 15 milhões. Para selecionar a empresa responsável, o GDF publicará um edital até o mês que vem. O prazo de execução é de até cinco meses. ;O governador Rodrigo Rollemberg pediu que a gente se esforce para que seja entregue até dezembro, mas vamos tocar as obras com a maior rapidez possível;, ressaltou Sérgio Sampaio, chefe da Casa Civi.

No primeiro parecer, apresentado em 9 de maio, o Iphan emitiu um parecer contrário ao projeto apresentado pelo GDF de reconstrução do viaduto do Eixão Sul, alegando que a proposta alterava "fortemente a arquitetura original e compromete a integridade arquitetônica e urbanística".

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação