Cidades

Combustível do Aeroporto de Brasília acaba e voos são cancelados

A partir de agora, todos os aviões que pousarem no aeroporto JK e que precisem de abastecimento ficarão em solo até volta do fornecimento

Deborah Fortuna, Hellen Leite
postado em 25/05/2018 08:55
O aeroporto continua a operar, mas apenas para aqueles aviões que tenham capacidade de decolar sem precisar abastecer

A Inframérica, concessionária que administra o aeroporto de Brasília, informou na manhã desta sexta-feira, (26/5), que as reservas de combustível estão esgotadas. Isso significa que, a partir de hoje, todos os aviões que pousarem no JK e que precisem de abastecimento só vão decolar após a volta do fornecimento de combustível.

Ainda não há previsão para que caminhões cheguem com combustível ao aeroporto. O diretor do Operações da Inframerica, Juan Horácio Djedjeian, ;fizemos tudo que estávamos ao nosso poder. Estamos avisando há três dias, mas hoje o combustível esgotou;, informou. Agora, apenas os aviões que ainda têm combustível que podem decolar. ;Tudo depende da companhia e da distância a ser percorrida;, disse Djedjeian.

Até o momento, nove voos foram cancelados. Dois entre Miami e Brasília, um que estava previsto para chegar na capital federal às 7h35 e outro sairia de Brasília às 21h55. E sete nacionais, entre a capital federal e os aeroportos de Teresina (PI), Conhonhas (SP), Goiânia (G)< Maceió (AL), Uberlândia (MG) e Guarulhos (SP). Segundo um comunicado divulgado pela Inframérica, a única alternativa é o avião pousar com capacidade para decolar sem a necessidade de abastecimento no Terminal brasiliense.

Passageiros prejudicados


O radialista Ronaldo Nogueira Vieira, 49 anos, chegou pela manhã no aeroporto, mesmo que o voo estivesse programado para as 23h50, para Recife, onde mora. ;Medo de ser cancelado;, explicou. A ideia agora é tentar antecipar o voo, para que não haja risco de perdê-lo ou que ele seja cancelado até o horário de embarque. ;Mas, o que disseram é que a princípio todos os voos já estão cedo. Difamaram que muita gente veio aqui ontem e também antecipou;, disse. Caso o voo seja realmente afetado, Ronaldo reivindicou ajuda da companhia na hospedagem. ;Eles vão ter que resolver;,
[SAIBAMAIS]Já doméstica Maria de Jesus, 50 anos, saiu 7h do Rio de Janeiro, onde mora, com destino ao interior de Teresina. O voo, que tinha conexão em Brasília, parou por aqui mesmo. Ela ainda não sabe o que vai acontecer. Se ainda tem chances de viajar, ou se deverá ficar hospedada na capital federal mesmo. ;A companhia vai ter que dar um jeito do que fazer conosco;, disse. O voo estava previsto para 9h40, mas até 10h30 não havia previsão do que fazer. ;A greve acaba atrapalhando quem não tem nada a ver;, lamentou.
Ontem, a Inframérica havia informado que a frota de caminhões de Querosene de Aviação (QAV) para o aeroporto ainda estava retida no Entorno do Distrito Federal por conta do protesto dos caminhonhoneiros, que hoje completa cinco dias. Desde terça-feira (22/5), apenas nove caminhões com combustível chegaram ao JK sob escolta policial. Diariamente, o terminal recebe uma média de 20 veículos.

[VIDEO1]

Até as 8h desta sexta-feira, o aeroporto registrou 141 movimentos aéreos. Desde a meia-noite, houve 10 atrasos e 4 aeronaves estão atrasadas. A orientação é para que os passageiros que tenham viagem marcada confirmem o status do voo com a companhia. "A Inframerica está em contado direto com todos os órgãos competentes e players da aviação civil para buscar soluções, organizar a logística do Terminal e tentar trazer os caminhões de combustível para o Aeroporto."



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação