Cidades

Aeroportos cancelam voos em todo o Brasil por falta de combustível

Até às 15h da tarde, 15 voos que pousariam ou chegariam em Brasília foram cancelados, de acordo com a Inframerica

Hellen Leite, Anna Russi*
postado em 25/05/2018 10:48
Movimentação no Aeroporto de Brasília. Cinco voos foram cancelados

A paralisação dos caminhoneiros começou a afetar mais efetivamente os aeroportos do Brasil nesta sexta-feira (25/5). Segundo a Inframérica, a chegou ao fim e todas as aeronaves que pousarem no terminal e necessitarem de abastecimento irão permanecer no solo até a normalização da distribuição do combustível. Até às 15h, 15 voos que pousariam ou decolariam de Brasília foram cancelados.

Até às 10h da manhã Azul já havia cancelado 21 voos em todo Brasil. Dois deles, tinham destino e chegada em Brasilia. O primeiro sairia do Aeroporto de Viracopos (SP) às 8h e chegaria na capital federal às 10h. E outro que sairia do Aeroporto de Confins (MG) às 12h15 e chegaria no Aeroporto JK às 13h40.

As cidades com aeroportos administrados pela Infraero que já estão sem combustível a aviação são: Carajás (PA), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA), Palmas (TO), Goiânia (GO), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Joinville (SC), João Pessoa (PB). Já pela administração da Inframérica apenas o aeroporto de Brasília (DF) sofre com desabastecimento.

A America Airlines também cancelou dois voos entre Miami e Brasília. Um que estava previsto para chegar na capital federal às 7h35 e outro sairia de Brasília às 21h55.

[SAIBAMAIS]A greve dos caminhoneiros também provocou as empresas a anunciarem planos de contingência em função da paralisação, que tem dificultado a acesso ao combustível. A Gol informou que teve dois voos cancelados entre Brasília e Teresina na manhã desta sexta-feira. Além disso, a empresa também aplica medidas de contingência desde o início da semana a fim de minimizar os impactos da greve.

Já a Latam cancelou 30 voos em todo o país, a grande maioria passaria pelo Aeroporto de Brasília. A empresa informou ainda que os passageiros com partidas, chegadas ou conexões nos aeroportos de Brasília, Confins, Goiânia, Maceió e Uberlândia podem alterar seus voos sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas.

A Avianca cancelou quatro voos, dois passariam por Brasília, e explicou que acompanha a situação da greve dos caminhoneiros e trabalha com planos de contingenciamento.

Até as 14h desta sexta-feira, o aeroporto registrou 204 movimentos aéreos. Desde a meia noite, houve 23 atrasos. A orientação é para que os passageiros que tenham viagem marcada confirmem o status do voo com a companhia. "A Inframerica está em contado direto com todos os órgãos competentes e players da aviação civil para buscar soluções, organizar a logística do Terminal e tentar trazer os caminhões de combustível para o Aeroporto."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação