Cidades

Na reta final da campanha contra sarampo e pólio, DF só vacinou 54% do alvo

Faltando apenas uma semana para o fim da campanha nacional, o Distrito Federal vacinou apenas 54% do público-alvo previsto para a região. A imunização é segura e importante para o desenvolvimento saudável das crianças

Sarah Paes*
postado em 25/05/2018 07:00
Os postos de saúde da capital federal funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: mutirão
O Distrito Federal tem menos de uma semana para atingir a meta de vacinar, contra o sarampo e a poliomielite, 95% do público-alvo, o equivalente a 152 mil crianças. Até ontem, 54% desse total foram imunizados. No Distrito Federal, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite conta com 120 salas de atendimento. Elas funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O mutirão do Ministério da Saúde segue até 31 de agosto, com esforço para vacinar crianças de 1 a 4 anos, 11meses e 29 dias.

A estudante Rose Malu Bezerra, 25 anos, garantiu a proteção da filha, Manuela, 1 ano e 8 meses, na quinta-feira. Ela levou a menina ao posto de saúde n; 13, na Asa Norte. ;Chegamos às 10h para vacinar a Manu. Acabamos saindo de lá às 11h30, pois a fila estava grande e só havia uma enfermeira. De qualquer forma, é importante nós, pais, ficarmos atentos à saúde dos nossos filhos. Não podemos deixar passar esse tipo de campanha;, alerta.

A empresária Ana Caroline Mota, 28, fará a imunização das filhas ; Heloísa, 3, e Helena, 1 ; na segunda-feira. ;Não levei até hoje, pois não me organizei e acabei ficando sem tempo. Sei o quanto é importante para a saúde delas e até já até separei o cartão de vacinação;, conta a mãe.


Erradicação

O sarampo e a poliomielite são infecções virais graves para crianças, mas de fácil prevenção. A poliomielite pode causar paralisia. Desde o início da campanha, em 6 de agosto, foram aplicadas 85.969 doses da vacina contra sarampo e 86.505 doses de vacina contra a pólio no Distrito Federal. O último caso de sarampo na capital aconteceu em 2013, detectado em uma pessoa não contaminada na cidade. O DF está livre da poliomielite há cerca de 30 anos.

As vacinas são gratuitas e oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os endereços das salas de vacina podem ser encontrados no site da Secretaria de Saúde (www.saude.df.gov.br).

Dia D da Vacinação Antirrábica


Hoje é o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em áreas rurais e urbanas. Promovido pela Secretaria de Saúde, o mutirão contará com 122 postos fixos de atendimento, realizando a imunização das 8h às 17h, para cães e gatos. Para tomar a vacina contra a raiva, basta que o animal esteja saudável, com idade igual ou superior a 3 meses. Os bichos que foram vacinados na campanha anterior deverão ser imunizados novamente. A subsecretária de Vigilância à Saúde, Maria Beatriz Ruy, alerta que a raiva, quando ataca humanos, pode ser letal, pois não há tratamento. ;Mantendo os cães e gatos vacinados, evitamos a contaminação da doença tanto em animais quanto em humanos;, conclui. Segundo a Secretaria de Saúde, a doença no Distrito Federal é controlada. O único caso de raiva em humanos no DF ocorreu em 1978. Em animais, o último caso de raiva de cão registrado no DF ocorreu em 2000 e, de gato, em 2001. A raiva é transmitida por meio da saliva. A lista de postos pode ser conferida em www.saude.df.gov.br.

* Estagiária sob supervisão de Guilherme Goulart

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação