Cidades

Aeroporto de Brasília volta a ficar sem querosene de aviação

Nenhum caminhão com o combustível havia chegado ao terminal até o fim da tarde deste domingo. Passageiros continuam esperando remarcação de voos cancelados

Ingrid Soares
postado em 27/05/2018 18:03
Empresas continuam recomendando que passageiros verifiquem situação de seus voos antes de sair de casa para viajar
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek está novamente com as reservas de querosene de aviação esgotadas, informou a Inframérica, que administra o terminal de Brasília, neste domingo (27/5). Os 10 caminhões que abasteceram o aeroporto no sábado, graças às escolatas que a Polícia Militar vêm fazendo, fez com que as reservas chegassem a 12,5% do que necessário. Sem novos caminhões hoje, o querosene acabou no meio da tarde.

O aeroporto continua aceitando apenas o pouso de aeronaves que tenham como seguir viagem sem usar o combustível do JK, mas os números de cancelamentos caíram signifiativamente neste domingo. Enquanto, no sábado, foram 58, hoje havia registro de apenas três (saiba quais são clicando aqui). Ao todo, foram 132 voos cancelados por causa da greve dos caminhoneiros nos últimos dias.

Mesmo assim, a recomendação das empresas aéreas continua sendo para que os passageiros verifiquem a situação dos voos antes de se dirigirem ao aeroporto. Em nota, as empresas aéreas informaram que os passageiros poderão alterar os voos sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade.


Preso no hotel desde a sexta-feira

Apesar da redução dos cancelamentos, a situação de alguns passageiros continua sendo dramática. O engenheiro Ewerton Melo, 37 anos, está hospedado desde a sexta feira em um hotel da cidade pela empresa Latam. Ele mora em Aracaju e viajou a trabalho para Manaus. Na volta, por falta de combustível, teve que fazer uma conexão em Brasília. Ele conseguiu remarcar a viagem, mas foi avisado de que o novo voo também tem possibilidades de cancelamento.

"Isso somado à falta de informação. Foram 10 horas de espera na fila para alocarem a gente no hotel. Passei mais de 40 minutos tentando remarcar por telefone ou internet. Nada funcionou. Sabendo do transtorno, não deveriam deixar sair do ponto de origem. Remarcaram para amanhã ao meio dia, mas com a falta de combustível, nao dá para saber se vai ter o voo mesmo", lamentou.

Segundo a Inframerica, o Aeroporto recebe diariamente uma média de 20 caminhões tanque com o produto. No entanto, desde a terça-feira (22/5), apenas 20 caminhões chegaram ao terminal. A defasagem nas entregas é de cerca de 84%. O aeroporto aguarda a liberação do restante dos caminhões bloqueados no protesto de motoristas para a regularização das operações aéreas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação