Cidades

Festividades para celebrar dia de Santo Antônio começam nesta quinta-feira

Festividades para celebrar o dia dedicado ao frade franciscano começam nesta quinta-feira e se estendem até 13 de junho na paróquia que leva o nome dele, a Santo Antônio, na 911 Sul

Amanda Ferreira*
postado em 28/05/2018 06:00
Antônio e Mônica Oliveira comemoram a sorte de um amor de 43 anos
E quem não quer a sorte de um bom casamento? Essa é apenas uma das tantas histórias que cercam a devoção a Santo Antônio, um dos religiosos mais queridos da Igreja Católica. Apesar de seu dia ser comemorado em 13 de junho, as celebrações têm início nesta quinta-feira e prosseguem até a data dedicada a ele, na Paróquia e Santuário Santo Antônio, da 911 Sul. A expectativa é receber em torno de 10 mil fiéis.

No santuário, fé e comoção marcam as missas dedicadas ao casamenteiro. Crianças garantem presença e animam o espaço andando livremente pelos bancos e altar. A missa envolve os fiéis com cantos e conversas informais. Para o Frei Paulo Sérgio, pároco dali há mais de nove anos, o exemplo do que o santo foi em vida vale mais do que qualquer milagre. ;No século 12, Santo Antônio eclodiu como uma pessoa de extraordinária grandeza espiritual e com menos de um ano da sua morte foi canonizado. Tudo ocorreu de forma muito rápida;, aponta.

Batizado de Fernando Bulhões, Santo Antônio era um frade franciscano. Ele nasceu em Portugal no ano de 1195. Viveu a maior parte de sua vida em Pádua, Itália, e, apesar de seus sermões não terem nada específico sobre casamentos, ficou conhecido como o santo que ajuda devotos a encontrarem uma companhia para a vida toda. Tem quem ponha a imagem de cabeça para baixo e faça outras simpatias para conseguir a tão famosa ajuda, mas tudo não passa de brincadeira.

Reza a lenda que, desesperada por não ter recursos para casar-se ; na época em que famílias ainda pagavam dotes ;, uma moça ajoelhou-se aos pés da imagem do santo para pedir ajuda. Milagrosamente, um bilhete caiu em suas mãos com um recado sugerindo que a moça procurasse um comerciante do local. ;O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante;, conta o Frei. Mas, para a surpresa dele, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Assim a jovem pôde se casar de acordo com os costumes da época e, a partir daí, firmou-se a ideia do ;santo casamenteiro;.

Mas, segundo Frei Paulo, muitas outras histórias são atribuídas à figura: ainda em vida, Santo Antônio distribuía pães aos pobres e a ele foi atribuída a capacidade de multiplicar esse alimento. Muitos fiéis levam o pão abençoado na igreja e colocam nas latas de comida para que nunca falte alimento em suas casas.

Maria Aparecida é devota de Tonico e pede bênçãos de prosperidade e fé

Orações

Fazer pedidos para o santo em 13 de junho é uma tradição de quase 800 anos. Ele é invocado, também, para a segurança familiar e para encontrar objetos perdidos.

;Quem milagres quer achar, busca logo a Santo Antônio, que aí os há de encontrar. Aplaca a fúria do mar, tira os presos da prisão, ao doente torna são e o perdido faz achar.; Esse é um trechinho da oração que Maria Aparecida Teixeira, 72 anos, reza até hoje quando está com dificuldades de encontrar algo. Devota de muitos santos, tem um carinho especial por quem chama de Tonico. ;Cresci em um ambiente católico e gosto de manter isso na minha vida. Quando pequena, cada dia líamos a história de um santo diferente e foi algo que me marcou muito;, recorda.

Pedido atendido

O carinho e a cumplicidade são notados mesmo de longe. Quem escuta a história do casal, junto há 43 anos, quase não acredita na coincidência, que, para Mônica Oliveira, 64, é um dos milagres do santo casamenteiro. ;Desde pequena, tinha muita fé nas promessas feitas com a minha família. Quando cresci, percebi que o santo intercederia também nas questões do casamento;, conta. Depois de muito pedir, pasmem, Antônio apareceu na vida da moça e, até hoje, não arredou o pé. Mas esse é batizado de Antônio Oliveira.

;Ele me trouxe a sorte de um amor;, comemora. O casal, de Fortaleza, veio passear na capital e fez questão de conhecer o santuário e agradecer a quem os uniu. E os pedidos pararam por aí ; os dois garantem que deixaram com o santo outras questões que precisavam de um empurrão. ;Estamos encantados e queremos muitas bênçãos para os próximos anos;, afirmou o marido.

Distribuição de pão abençoado para que não falte alimento aos fiéis

Participe

A Trezena, como é chamado o período de orações e festividades, conta com uma série de eventos.

Programação religiosa

  • De 31/5 a 10/6, missas com Devoção e Pão de Santo Antônio às 19h (exceto nos dias 3/6 e 10/6, quando a celebração começará às 18h30)
  • Dia 11/6 ; Missa sertaneja, às 19h
  • Dia 12/6 ; Missa dos namorados, às 19h
  • Dia 13/6 ; No dia dedicado ao santo, missas às 6h, 7h15, 8h30, 10h, 12h, 15h, 17h, 18h30 e 20h

Programação social

  • De 8/6 a 12/6 ; Barraquinhas com comidas típicas da data e shows a partir das 18h
  • Dia 13/6 ; Solenidade de Santo Antônio (café, almoço e show com Trio Balançado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação