Cidades

500 mil pintinhos são sacrificados por falta de ração nas granjas do DF

Produção de ovos e frangos no DF é impactada pela crise abastecimento. Além dos animais abatidos, 1,2 milhão de ovos férteis foram descartados. Na manhã desta terça (29), 20 caminhões com ração foram escoltados por forças de segurança até Anápolis (GO)

Marlene Gomes - Especial para o Correio
postado em 29/05/2018 13:54
Pintinhos
O impacto da greve dos caminhoneiros é grande para a produção de ovos e frango no Distrito Federal. Desde o início da maior paralisação de cargas do Brasil, em 21 de maio, 500 mil pintinhos foram sacrificados por causa da falta de ração e 1,2 milhão de ovos férteis descartados, trazendo um prejuízo enorme para os criadores locais. Entre os produtos agrícolas que o DF comercializa, 62% são ovos férteis e pintinhos, que geram frangos ou ovos para consumo humano.

Na manhã desta terça-feira (29/5), 20 caminhões foram escoltados por forças de segurança até Anápolis, município goiano localizado a 155 quilômetros de Brasília. O comboio foi buscar 800 mil toneladas de farelo de soja, um dos principais componentes da ração de aves. O produto, que deve chegar à capital hoje, no fiM da tarde, só dá para alimentar as aves durante dois dias.

Mesmo com o anúncio do acordo entre o governo federal e a liderança dos caminhoneiros, no domingo, a situação deve demorar a normalizar, de acordo com a avaliação do vice-presidente da Associação das Empresas Avícolas do Distrito Federal (AVEDF), Jaime Fraga de Fraga. ;O prejuízo pontual já aconteceu, mas a falta de ração e o decréscimo na produção de ovos férteis e de pintinhos vai refletir, a médio prazo, nos preços de ovos e da carne de frango;, explicou.
Ontem, nas rodovias de acesso ao DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação