Marlene Gomes - Especial para o Correio
postado em 29/05/2018 13:54
O impacto da greve dos caminhoneiros é grande para a produção de ovos e frango no Distrito Federal. Desde o início da maior paralisação de cargas do Brasil, em 21 de maio, 500 mil pintinhos foram sacrificados por causa da falta de ração e 1,2 milhão de ovos férteis descartados, trazendo um prejuízo enorme para os criadores locais. Entre os produtos agrícolas que o DF comercializa, 62% são ovos férteis e pintinhos, que geram frangos ou ovos para consumo humano.
Na manhã desta terça-feira (29/5), 20 caminhões foram escoltados por forças de segurança até Anápolis, município goiano localizado a 155 quilômetros de Brasília. O comboio foi buscar 800 mil toneladas de farelo de soja, um dos principais componentes da ração de aves. O produto, que deve chegar à capital hoje, no fiM da tarde, só dá para alimentar as aves durante dois dias.
Mesmo com o anúncio do acordo entre o governo federal e a liderança dos caminhoneiros, no domingo, a situação deve demorar a normalizar, de acordo com a avaliação do vice-presidente da Associação das Empresas Avícolas do Distrito Federal (AVEDF), Jaime Fraga de Fraga. ;O prejuízo pontual já aconteceu, mas a falta de ração e o decréscimo na produção de ovos férteis e de pintinhos vai refletir, a médio prazo, nos preços de ovos e da carne de frango;, explicou.
Ontem, nas rodovias de acesso ao DF.