Cidades

Turismo em Pirenópolis, Caldas Novas e Chapada deve ser afetado pela greve

Rede hoteleira do Distrito Federal teve 5 mil reservas canceladas, 30% do total previsto para o período correspondente à greve dos caminhoneiros. Donos de bares e restaurantes amargam queda de 40% no movimento desde quinta-feira

Bruna Lima - Especial para o Correio, Murilo Fagundes*
postado em 30/05/2018 06:00
Guichês vazios na Rodoviária Interestadual de Brasília: terminal registrou 21% partidas a menos apenas na segunda-feiraA crise de abastecimento que afeta o país atingiu em cheio os setores do turismo e do transporte interestadual de passageiros, na semana do feriado prolongado de Corpus Christi. O trade turístico do Distrito Federal perdeu R$ 220 milhões desde o início da greve dos caminhoneiros. Os hotéis da capital tiveram 5 mil reservas canceladas até segunda-feira. O número representa 30% do total de hospedagens previstas para o período. Donos de bares e restaurantes amargaram prejuízo de R$ 80 milhões, com queda de 40% no movimento desde quinta-feira.

As informações são do balanço apresentado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel-DF) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), ontem. Muitos hóspedes cancelaram as reservas em razão de mudanças nos voos ou por medo de não conseguirem voltar para casa, segundo representantes do setor. Eventos foram cancelados. Entre eles a palestra de Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei. A Campus Party e a Feira do Livro de Brasília mudaram de data. Aproximadamente 50 eventos corporativos que deveriam acontecer em hotéis foram desmarcados, trazendo prejuízo na receita gerada pelo consumo de comidas e bebidas e pela locação dos locais.

[SAIBAMAIS]Apesar de os hotéis terem sentido o impacto do desabastecimento de insumos, para ambas associações, o real problema foi a falta do item principal: os clientes. Adriana Pinto, presidente da ABIH-DF ressalta que, neste ponto, Brasília se diferencia das demais metrópoles. ;São Paulo, Rio, Salvador e Belo Horizonte enfrentaram problemas com carência de gás, alimentos, falta de serviço das lavanderias. No DF não houve essa carência. Os hotéis estão preparados para atender às demandas regulares;, ressaltou.

Menos passageiros

Somente na segunda-feira, a Rodoviária Interestadual de Brasília registrou redução de 21% nas partidas. As empresas dizem avisar os passageiros, por telefone, sobre as alterações nas viagens. Por venderem viagens longas, diversas companhias optaram por cancelar as passagens dos clientes, como fizeram a Reunidas e a Planalto, que oferecem viagens para a região Sul do país. Quem comprou passagem para Belo Horizonte com saída às 19h, pela Viação Itapemirim, foi transferida para a saída das 20h45.

Apreensão em Goiás

Donos de hotéis e pousadas de Pirenópolis, Goiás Velho, Caldas Novas e da região da Chapada dos Veadeiros, principais destinos turísticos dos brasilienses, temem ficar com quartos vagos quando os estabelecimentos deveriam estar lotados. O motivo é a escassez de combustível, o que leva os motoristas a evitarem as viagens. Eles correm o risco de uma pane seca, pois muitos municípios, como os do interior goiano, não conseguem suprir a demanda local.

Dona de uma pousada em Pirenópolis, a 150 km de Brasília, Maria da Conceição Tavares, 47 anos, confirma que muitos hóspedes da capital federal estão com medo de ficar sem combustível na estrada. ;Aguardamos muitos visitantes para o Piri Bier (festival de cerveja, de hoje até sábado), mas muitos brasilienses têm ligado receosos, perguntando sobre a possibilidade de adiamento ou cancelamento;,contou.

Maior atração natural de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve o fechamento anunciado para a partir de hoje, por causa da falta de combustível nos postos da região. Sem gasolina, etanol nem diesel, os 30 servidores da unidade de conservação não tinham como ir trabalhar nem havia como as caminhonetes do parque rodarem, o que impossibilitaria a fiscalização e a visitação pública. Por receio de um prejuízo ainda maior, comerciantes da região decidiram fazer um mutirão. ;Ficamos sem gasolina nos postos da região. Assim, chegamos a tomar a decisão de fechar o parque para guardar o combustível que resta para eventuais ações emergenciais;, explicou o diretor do parque, Fernando Tatagiba, que divulgou o fechamento ontem por meio das redes sociais. ;Enquanto eu preparava uma nota informando sobre essa decisão, os parceiros se mobilizaram para conseguir combustível, e nossa perspectiva mudou;, completou.

A 340 km de Brasília, a Cidade de Goiás viu o estoque de gasolina e etanol acabar a uma semana do início do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), um dos principais eventos culturais do estado, que ocorrerá de 5 a 10 de junho. Mas a secretária de Turismo da Cidade de Goiás, Flávia Rabelo, garante que a cidade está pronta para sediar a mostra. ;Os hotéis estão ocupados com muitas reservas, temos gasolina, então estamos preparados. Porém, temos ainda o receio de como o turista vai conseguir chegar;, observou.

Novas datas

A feira do livro, que aconteceria de 1; a 10 de junho, está remarcada para 8 a 17 de junho, no Pátio Brasil Shopping. No caso da Campus Party, maior evento de tecnologia da capital, prevista para ser realizada entre 30 de maio e 3 de junho, ela deve ocorrer entre 27 de junho e 1; de julho, no estádio Mané Garrincha.

*Estagiário sob a supervisão de Renato Alves

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação