Cidades

Missa de Corpus Christi leva milhares de fiéis à Esplanada dos Ministérios

Após um dia de atividades, cristãos celebraram a instituição da eucaristia durante uma missa na Esplanada

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 31/05/2018 18:31
Religiosos na missa de Corpus Christi
Deus se faz presente em forma de pão e vinho, alimento para alma. Isso é a Eucaristia na fé católica. E é nesta quinta-feira (31/5) que a Igreja celebra essa manifestação, a conhecida Festa do Corpo de Cristo, ou Corpus Christi.

Entusiasmo, devoção e emoção marcavam o semblante de mais de 35 mil fiéis que participaram da missa especial na Esplanada dos Ministérios, segundo os organizadores do evento. A Polícia Militar estima que 25 mil pessoas acompanham a celebração.

"No coração de Brasília, nossa devoção pública se torna ainda mais significante. É mostrar ao Brasil que essa multidão reunida é o testemunho da nossa fé. Sem ter receio, vergonha, é a hora de mostrar que seguimos a Jesus e que precisamos da Eucaristia", disse o Cardeal Dom Sérgio da Rocha durante a homilia.
O aposentado Otacílio Amorim, 61 anos, veio de Sobradinho para a celebração. "Todo ano venho aqui para receber Jesus. Em um mundo tão descrente, é importante participar dessa festa maravilhosa. É o que move nossa fé", disse.
É a quarta vez que o aposentado Otacílio Amorim vem para a comemoração.
Após a missa, o Santíssimo saiu em procissão, percorrendo a travessia enfeitada com o tapete de 150 metros, confeccionado por mais de 500 jovens de 18 pastorais da Arquidiocese de Brasília.

Para os 30 quadros do tapete foram usados dois caminhões de areia, 60 sacos de palha de arroz, 60 sacos de serragem de madeira, mil tubos de bisnagas de tinta líquida nas cinco cores básicas. Além de sal, borra de café e pétalas que rosas.

Os desenhos representavam Jesus, a Eucaristia e figuras simbólicas da celebração da Santa Missa, como o cálice, patena, ostensório, âmbula, hóstias.
O estudante de direito Vinicius Maia, 25 anos, veio como a família e outros 30 amigos do grupo Pastoreio Jovem, da igreja Santíssimo Sacramento, na 606 Sul. Desde as 7h da manhã no local, quando chegou para montar o tapete, Vinicius ainda tinha bastante energia para ajudar a desmontar a festa. "É bastante gratificante. A gente se diverte e faz um serviço pra Deus, deixando a Esplanada mais linda e preparada para receber à procissão. É uma festa importante, porque a eucaristia é estar em comunhão com Deus, poder se alimentar daquilo q a alma precisa", contou.
O estudante Vinícius Maia chegou para a montagem do tapete e só foi embora após ajudar a desmontar a festa
Para a procissão, os fiéis acenderam velas, simbolizando a luz que vem de Deus e caminharam pelo primeiro quadrilátero da Esplanada, em frente à Catedral. Foram concedidas três bênçãos para os doentes, pelos governantes e pelas famílias. De mãos erguidas, os cristãos agradeciam o dom da Eucaristia e a presença do Cristo vivo, entoando cantos de louvor.
[FOTO1170620]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação