Cidades

Banda Noite se inspira nas estrelas, na MPB e no folk para criar músicas

Dupla Carol Lucena e Alexandre Curuma varia as composições de temas da realidade a 'viagens' que surgem de suas mentes. Marisa Monte e Nando Reis os inspiram

Hellen Resende*
postado em 01/06/2018 22:17
Banda Noite
O que Marisa Monte, Jack Johnson, o curso de comunicação e astronomia têm em comum? A cineasta Carol Lucena, 27 anos, e o publicitário Alexandre Curuma, 28, podem responder. Os dois formam a Banda Noite, formada em 2013, após os dois se conhecerem na Universidade de Brasília (UnB). A dupla surgiu do prazer em fazer música, vontade que os acompanha desde a infância.

O primeiro EP, que está no Spotify, é composto por 10 composições inéditas autorais. Nas temáticas estão tanto assuntos da realidade ; como a morte do índio Galdino nos anos 1990 contada na música Caiporé ; quanto filosofias reflexivas, acompanhadas de melodias calmas. Crocodilo no Paranoá é a mais ouvida do álbum e faz alusão direta a Brasília.

Entusiastas da observação das estrelas, os amigos fazem parte do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB). Eles aproveitam o momento para compor ; segundo eles, olhar o céu os inspira. Além disso, os dois curtem um estilo de música parecido e se dizem sintonizados na hora de criar. ;A gente aprende muito um com o outro e completa as criações que o outro começa;, conta a vocalista Carol.
[VIDEO1]

Inspirações

Entre as referências nacionais estão Marisa Monte, com os Tribalistas, Skank e o ex-Titãs Nando Reis. Do exterior, eles trazem nomes como Jack Johnson e Kate Tunstall. No disco, contam com a participação de amigos de faculdade, que trabalhavam juntos na empresa júnior de audiovisual. ;A capa do CD faz referência a esse encontro com eles: começou a chover e, em vez de corrermos para nos proteger, apenas abrimos o guarda-chuva e continuamos tocando;, relata Carol.

A vibe das músicas é bucólica, devido ao acústico e à suavidade das melodias. ;A música é a maneira pela qual eu me expresso e a gente tenta fazer um contraponto à agitação das cidades;, conta Alexandre. Memórias, letras fofas e beijos: esses são os ingredientes que criam o clima das apresentações, que ocorrem em festas de aniversário e encontros entre amigos. Em festas juninas, rolam até especiais com Luiz Gonzaga, claro, ;traduzido; para o estilo deles.

Planejamento

Para o futuro, as metas são aumentar o número de integrantes da banda e continuar compondo. Atuando em suas áreas e tendo a música como paixão paralela, eles buscam divulgar o trabalho em outros espaços. Mas, para Carol e Alexandre, ter reconhecimento é mais importante que sucesso. ;Eu expresso o que estou sentindo. É algo natural, assim como outras artes;, explica Alexandre Curuma.

O feedback dos fãs é positivo. Altair Meirelles, amigo dos integrantes da banda, define o som da Noite como ;um trabalho autêntico e simples, mas simples em um sentido muito bom;. Sobre a forma como a arte alcança pessoas, Alexandre filosofa: ;A música chega aonde você quer chegar bem rápido, alcança pessoas e as leva para aquele universo;.

*Estagiária sob a supervisão de Petronilo Oliveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação