Cidades

Morre a arquiteta Briane Bicca, que ajudou no tombamento de Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg declarou três dias de luto oficial em Brasília a partir de domingo (3/6)

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/06/2018 21:55
Briane Bicca teve papel importante para o tombamento de Brasília
A arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca morreu neste sábado (2/6) em Porto Alegre. Briane teve importante participação no processo de tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. A arquiteta, que nasceu em 1946, estava internada havia alguns meses e teve uma ruptura de aneurisma.

O governador Rodrigo Rollemberg declarou três dias de luto oficial em Brasília a partir de domingo (3/6). Por meio de nota, ele destacou a importância da arquiteta para Brasília. ;Briane teve importante contribuição no processo de tombamento da cidade e sua inscrição como Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi integrante do grupo de trabalho que o subsidiou. Além disso chefiou a Unesco em Brasília e sempre esteve na luta pela preservação e compreensão de Brasília como Patrimônio Cultural!”, diz o texto.

A arquiteta foi integrante da consultoria para o desenvolvimento do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPcub). Ela integraria o júri do concurso para o plano urbanístico de ocupação do Lago Paranoá. ;Foi justamente por causa da enfermidade que a acometeu que não pôde vir, reiterando seu pesar de não poder participar desse projeto;, completa a nota.

Carreira

Briane se formou em arquitetura na Universidade de Federal do Rio Grande do Sul em 1969. Em 1979, concluiu doutorado em planejamento urbano na Universidade de Grenoble (na França). Ela se especializou também em conservação arquitetônica no Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais, em Roma (Itália).

Ela trabalhou como técnica de planejamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre 1979 e 1992, quando coordenou o grupo de trabalho para que Brasília se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade. Também na capital federal, Briane foi responsável pela implantação e coordenação, entre 1992 e 2001, do Setor de Cultura da Unesco no Brasil.

O Iphan divulgou nota lamentando a perda da arquiteta. ;Devotou toda a sua vida profissional à preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, com rara dedicação e competência. Referência nacional e internacional, o intenso trabalho de Briane a deixa, certa forma, presente entre nós;, diz o comunicado.

O velório da arquiteta ocorre a partir das 9h de domingo no Memorial Martim Lutero, em Porto Alegre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação