Cidades

Dia D de prevenção e combate à dengue mobiliza o DF neste sábado

Veículos com fumacê, além de equipes com o produto acoplado nas costas visitaram regiões administrativas do DF

postado em 02/06/2018 08:05
Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
Após aumento dos casos de dengue no Distrito Federal, servidores da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, se reuniram hoje para força-tarefa do Dia D de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti no DF. Em seu perfil, o governador Ibaneis Rocha afirmou que 68 veículos, incluindo 10 com fumacê, e dez equipes com o produto acoplado nas costas para aplicação localizada participaram da ação.

;É um esforço conjunto para fazer uma análise entomológica em 100% das áreas dadas como positiva. Queremos fazer essa atividade com o cidadão, no intuito de melhorar e incentivar cada vez mais o combate ao vetor. Conclamamos a todos a tirar, pelo menos, 10 minutos do seu dia e nos ajudar na vistoria do seu imóvel;, afirmou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valério.

O trabalho aconteceu em Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Guará, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Recanto das Emas e Planaltina. As cidades do Itapoã, Paranoá e São Sebastião, no entanto, são as que mais registram casos prováveis, com 4.138 notificações. Nas regiões, já houve inspeções e tratamento em 85% das escolas públicas.

Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde registrou 21 óbitos por dengue até o dia 18 de maio deste ano. No mesmo período do ano passado, houve apenas uma morte com essa causa. Quando o documento foi divulgado, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Delmason Carvalho alegou que a comparação não era recomendável por se tratar de tipos diferentes do vírus. No ano passado, lidávamos com o tipo 1, agora, com o tipo 2.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação