Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 03/06/2018 11:40
Quem pensou em encarar as filas nas revendedoras de gás, neste domingo (3/5), nem precisa sair de caso. Isso porque os funcionários das distribuidoras do GLP estão de folga. A informação é do Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de Gás LP do DF (Sindvargas).
"É uma questão trabalhista. As revendedoras podem até abrir, mas não sairá caminhões das distribuidoras para levar os botijões até elas", explicou o presidente do Sindvargas, Sérgio Costa.
O produto volta a ser redistribuído amanhã. Até sábado, ao menos 11 toneladas do gás a granel também foram entregues em condomínios, restaurantes e hotéis. Aproximadamente 30 mil botijões de gás de cozinha também foram distribuídos. Apesar da quantidade, a demanda ainda supera o disponibilizado.
A expectativa do governo é que ainda na segunda (4) todo o estoque do inflamável esteja restabelecido. A situação, no entanto, só deve ser normalizada na quinta-feira, prevê o Sindvargas. " O importante é o papel do consumidor neste momento. A população tem que se conscientizar de que ao estocar, tira-se a oportunidade de outra família adquirir o produto", alertou Sérgio Costa.
Postos sem fila
Na manhã deste domingo, os postos de combustível registraram fluxo mais regular, em que, na maioria dos casos, não se formava fila para o abastecimento.
Sem registros de bloqueios após, as escoltas da Polícia Militar do Distrito Federal aos caminhões-tanque não são mais feitas. Desde a quinta-feira, parte dos motoristas já dispensavam o serviço e, de acordo com a corporação, a situação está próximo da normalidade.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) continua fiscalizando estabelecimentos para que os consumidores não saiam lesados durante o processo de regularização do abastecimento.