Cidades

GDF divulgará preço dos combustíveis ao sair das refinarias

Comitê de crise, formado por secretários e autoridades locais, se reuniu pela última vez nesta segunda-feira (6/6) para discutir os impactos da greve dos caminhoneiros. Monitoramento em postos e distribuidoras continua

Murilo Fagundes*
postado em 04/06/2018 15:53
Preços abusivos poderão ser monitorados por meio de plataforma virtual disponibilizada pelo governo
Ao desativar o comitê responsável por monitorar a paralisação dos caminhoneiros, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, declarou normalizada a situação na capital federal. Nesta segunda-feira (4/6), o chefe do Executivo local se reuniu pela última vez com autoridades que acompanhavam os impactos das manifestações e tratou de pautas como o preço da gasolina e a distribuição de gás, que ainda não está normalizada.

Como novidade, agora será responsabilidade da Secretaria de Fazenda divulgar o preço de todos os produtos comprados nas refinarias e nas distribuidoras pelo site da pasta: www.fazenda.df.gov.br. Um dos objetivos é conferir ao cidadão a possibilidade de fiscalizar os valores abusivos. ;O brasiliense poderá saber qual é a margem de lucro dos empresários, porque vai comparar com o preço nos postos de gasolina;, afirmou Rollemberg.
A divulgação dos valores referentes às transações de compra e venda de combustíveis no Distrito Federal (gasolina comum, diesel e etanol) ocorrerá sempre às segundas-feiras, a partir de 11 de junho.

Ainda em relação aos preços abusivos, a atuação do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) continua. O órgão é responsável por identificar, coibir e punir excessos nos preços.
Quanto ao gás de cozinha, outra preocupação na crise que durou duas semanas, o governo garantiu o abastecimento das distribuidoras. ;Estão sendo fornecidos 30 mil botijões diariamente, 10 mil a mais do que no consumo normal;, disse Rollemberg. Com isso, a expectativa é a de que até quarta-feira (6/6) o fornecimento de gás esteja normalizado.

O governador assegurou que, até 30 de junho, o valor do litro de gasolina usado como base de cálculo para o ICMS permanecerá R$ 4,29.
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação