Cidades

86% dos moradores do DF não separam os materiais recicláveis

Levantamento do Ibope e da Ambev mostra que o brasiliense acha importante reciclar, mas ainda não adotou a separação do lixo como rotina

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 05/06/2018 16:55
Por dia, 3 toneladas de lixo são retirados das ruas do DF pelo SLU
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5/6), um levantamento mostra que 86% da população do Distrito Federal não separa os materiais recicláveis individualmente nos lixos que geram em casa. Além disso, 39% não separa sequer o lixo orgânico do inorgânico.

A pesquisa, feita pelo Ibope Inteligência a pedido da Ambev, mostra que todos os entrevistados acham que reciclagem é importante para o futuro do planeta, até mesmo aqueles que não separam os dejetos em casa. Ao todo, 1.816 pessoas foram ouvidas entre 25 e 30 de maio deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

Para 85% dos brasilienses, o cuidado com o meio ambiente é uma das maiores preocupações atuais, mesmo assim, de acordo com a pesquisa, 49% da população do DF afirma saber pouco ou nada a respeito de coleta seletiva e 24% das pessoas não sabe citar quais são as cores das lixeiras para coleta do material.

[SAIBAMAIS]O percurso entre o descarte do lixo residencial e a reciclagem ainda é um mistério para a maior parte da população. Cerca de 83% dos entrevistados discorda que o lixo deixa de ser responsabilidade deles quando jogado fora, porém, 50% dos brasilienses afirmam não saber quem efetivamente recicla os materiais e os transforma em novos produtos. Além disso, 56% acreditam que o lixo vá para aterro sanitário ou lixão, apesar de 62% não concordarem que essa seja a destinação adequada.
No DF, três mil toneladas de lixo são retiradas das ruas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) todos os dias. Parte desses rejeitos é composta por materiais recicláveis, que, em vez de seguirem para a reutilização, vão parar nos aterros sanitários e permanecem lá sem qualquer destinação.

Campanha nas redes sociais

Também em celebração ao Mês do Meio Ambiente, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) promove, nas redes sociais, a campanha Recicla Brasília, para conscientizar a população sobre a importância de reduzir a produção de lixo e de colaborar com a reciclagem.
O MP alerta que a separação é simples, basta dividir o lixo em dois sacos - um para dejetos secos e outro para os úmidos. Segundo o Panorama dos resíduos sólidos 2016, o Distrito Federal é o maior produtor de lixo por habitante do país. São cerca de 4,5 mil toneladas de lixo por dia ; uma média de um 1,5 quilo por pessoa, à frente de São Paulo (1,3 kg) e do Rio de Janeiro (1,2 kg).
Cartilha reciclagem MPDFT

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação