Cidades

Paciente recebe ligação a cobrar do Hospital Regional de Taguatinga

A Secretária de Saúde informou que não há telefones cortados nas unidades de atendimento, e que está apurando o que pode ter causado a ligação

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 05/06/2018 16:51
Com oito meses de vida, o filho de Bruno Lima precisa passar por consultas constantes
O fiscal de loja Bruno Lima, de 26 anos, recebeu na segunda-feira (28/5) uma ligação a cobrar da Pediatria do Hospital Regional de Taguatinga. Surpreso, o morador da Samambaia chegou a retornar para o número, acreditando que poderia se tratar de um trote, mas confirmou que era uma chamada verdadeira.
Confira o vídeo da ligação, feito pela TV Brasília:
Ao chegar no Hospital Regional de Taguatinga, em 1; de junho, data marcada para a consulta do filho de oito meses de Bruno, o fiscal de loja foi informado que o atendimento havia sido desmarcado devido à greve dos caminhoneiros. ;Me informaram que tentaram me ligar, mas não conseguiram. Acredito que, como os créditos do meu celular haviam terminado, não foi possível fazer mais uma chamada a cobrar;, afirma Bruno.
Uma nova consulta foi marcada para 31 de julho, quase dois meses após a primeira data. ;Meu filho tem que passar por observação médica constante, pois ele tem alergia a proteina do leite e perdeu muito peso. É revoltante a situação do nosso país;, desabafa Bruno.

Problema antigo

Nos últimos dois anos, a Secretária de Saúde enfrentou diversos problemas de corte dos telefones devido a falta de pagamento. Entre agosto de 2016 e outubro de 2017, chegou a ficar 14 meses com problemas. O apagão na telefonia de unidades da secretaria decorria de uma dívida do GDF com a prestadora de serviços que atingiu a cifra de R$ 6 milhões.
A Secretária de Saúde afirma que em maio deste ano assinou um novo contrato que garantiu a infraestrutura de telefonia adequada para o atendimento das necessidades dos funcionários e usuários dos serviços de saúde pública do Distrito Federal. O órgão apura informa que não existe orientação aos servidores para que façam ligação a cobrar para os pacientes.
;Esse tipo de conduta não é aprovada, será apurada e as medidas necessárias serão tomadas. Os servidores do Hospital Regional de Taguatinga serão orientados, por meio de circular, para que isso não volte a acontecer;, afirmou em nota.

Demais pastas

A reportagem procurou diversos órgãos do GDF para descobrir se há problemas com cortes de telefones. A Companhia Energética de Brasília (Ceb), a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria da Casa Civil,Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedestmidh), Secretaria Adjunta do Trabalho e da Secretaria Adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos informaram as linhas telefônicas estão funcionando normalmente para atendimento ao público, tanto para receber ligações quanto para realizá-las.
A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude informou que, atualmente, apenas o Conselho Tutelar de Taguatinga Sul está sem telefone funcionando. O caso, isolado, ocorreu por causa de um cano de água estourado. A empresa responsável já esteve no local para avalição e troca do encanamento para sanar o problema. As demais unidades da Secriança estão com as linhas telefônicas funcionando normalmente.

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