Cidades

Escolas públicas funcionarão em horário especial em dia de jogos do Brasil

Diário Oficial do DF publica, hoje, decreto que oficializa a redução do expediente para o funcionalismo local em dias de jogos do Brasil. Metrô definiu que o horário de funcionamento não terá alterações. No Tribunal de Justiça, haverá mudanças

Augusto Fernandes
postado em 07/06/2018 06:00
A dispensa permitirá que torcedores acompanhem partidas da Seleção no Mundial, que começa em 14 de junho
Dos três jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo, torneio que tem início na próxima quinta-feira, dois serão em dias da semana. Por conta disso, em 22 de junho, quando o Brasil enfrenta a Costa Rica, e em 27 de junho, data em que a Seleção encara a Sérvia, os servidores públicos do Governo do Distrito Federal terão expediente reduzido.

A partida contra a seleção da América Central ocorrerá numa sexta-feira e está marcada para as 9h (horário de Brasília). Nesse dia, o expediente dos funcionários terá início às 14h. Já o jogo diante da seleção europeia será às 15h de uma quarta-feira. Desta vez, os servidores trabalharão até as 13h. A Seleção estreia no Mundial em 10 dias. O jogo de abertura da equipe comandada por Tite será contra a Suíça, em um domingo, às 15h.

O horário de funcionamento dos serviços públicos nos dias de jogos será publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A rede pública de ensino funcionará em horário especial nos dias de jogos. As secretarias e autarquias ainda aguardam a publicação oficial para definir maiores detalhes do próprio cronograma.
A Secretaria de Saúde e o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), por exemplo, informaram, por nota, que só vão definir as programações após o decreto. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não determinou como será o seu funcionamento nos dias de jogos do Brasil.

Planejamento

Alguns serviços já têm planejamento. A Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) comunicou que não haverá alteração no horário de funcionamento do transporte. O número de trens que circularão vai variar de acordo com a demanda e com o horário, podendo ser utilizados de 10 a 24 trens. Na área administrativa, entretanto, haverá redução do expediente e compensação das horas trabalhadas, conforme orientação do GDF. A determinação, no entanto, ainda será apreciada pela Diretoria Colegiada do Metrô-DF, que se reúne amanhã. Se o Brasil avançar à próxima fase, não haverá alteração.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que trabalhará e compensará horários não trabalhados conforme for determinado pelo governador Rodrigo Rollemberg. A diretoria da empresa definirá como será o funcionamento das agências de atendimento nos dias em que os jogos ocorrerem à tarde, único turno em que abrem ao público. Os postos de atendimento da CEB nos Na Hora atenderão conforme for estabelecido pelo GDF. Não haverá alteração no serviço de atendimento de emergência (116), que trabalha 24 horas diariamente, independentemente de feriados.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) também funcionará em horário específico nos dias em que o Brasil entrar em campo. No dia 22, o atendimento ao público externo será das 13h30 às 19h; e em 27 de junho, das 8h às 12h30. Devido ao horário especial, os prazos judiciais que se iniciam ou se encerram nesses dias ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil seguinte.

A portaria que regulamenta o horário de expediente no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) durante os jogos ainda não foi publicada, mas está em fase de elaboração.


Programe-se!

Compromissos da Seleção na primeira fase do Mundial:

17/6 (domingo)

Brasil x Suíça
15h (horário de Brasília)

22/6 (sexta-feira)

Brasil x Costa Rica
9h (horário de Brasília)

27/6 (quarta-feira)

Sérvia x Brasil
15h (horário de Brasília)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação