Cidades

Voluntários de alfabetização auxiliam turmas do ensino fundamental do DF

Assistentes atuam em 119 escolas de Brasília, orientando alunos dos dois primeiros anos do ensino fundamental em tarefas relacionadas a português e matemática

Augusto Fernandes
postado em 11/06/2018 20:40
Atualmente, há 140 assistentes na rede de ensino do DF, que atuam em 119 instituições de ensino. Outras 123 escolas estão cadastradas, e aguardam verba para receber os voluntários
Desde o início do ano, estudantes de 119 escolas do Distrito recebem o auxílio de assistentes de alfabetização. Junto aos professores, eles têm a missão de ajudar alunos entre 6 e 7 anos de idade com tarefas relacionadas à leitura, à escrita e à matemática.

A função é voluntária, mas o assistente tem direito a uma ajuda de custo que varia entre R$ 150 e R$ 300. O recurso é disponibilizado pelo Ministério da Educação. Por meio do programa Mais Alfabetização, o órgão prevê a presença dos assistentes em colégios das redes públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal.

Cada assistente pode atender até oito turmas dos dois primeiros anos do ensino fundamental. Para concorrer a vaga, ele deve ser graduando ou formado em pedagogia. Os assistentes de alfabetização são escolhidos por uma comissão, formada por gestores, professores e equipe pedagógica das escolas.

Junto aos alunos e os professores, o voluntário tem de cumprir alguns requisitos, como: apoiar o professor no auxílio às crianças que mais precisam de ajuda e reforço; conduzir, quando orientado pelo professor, a mediação de grupos em sala de aula; ajudar o professor nas atividades estabelecidas por ele; e acompanhar o desempenho escolar do aluno.

Atualmente, há 140 assistentes na rede de ensino do DF. Além das 119 que já estão com o programa em andamento, outras 123 escolas estão cadastradas e aguardam a liberação da verba.

O apoio do assistente de alfabetização ocorre prioritariamente no turno regular por um período de cinco horas semanais. No caso de escolas vulneráveis, a jornada é de dez horas semanais.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação