Publicidade

Correio Braziliense

Ipê floresce antes do previsto e já colore as ruas de Brasília

Os ipês só eram esperados a partir do fim de junho, mas podem ser vistos em diversos pontos da capital. Até o branco, típico de agosto, já floresceu


postado em 11/06/2018 14:36 / atualizado em 11/06/2018 14:45

Ipês-roxos flagrados no fim de semana na Asa Sul(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)
Ipês-roxos flagrados no fim de semana na Asa Sul (foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)
O inverno costuma marcar a chegada a Brasília não só da seca e das temperaturas mais baixas. Os ipês, que começam a florescer durante esse período, são outra marca registrada da estação, que começa no próximo dia 21.

As primeiras flores a aparecer são as roxas, geralmente no fim de junho. No entanto, o brasiliense notou que o ipê-roxo e até o branco, típico de agosto, já embelezam a capital e não perdeu tempo em colorir as timelines das redes sociais com fotos das árvores (veja galeria abaixo). 
 
Responsável pelo cuidado e plantio dos ipês, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) explica que, ambientalmente, 2018 tem sido um ano atípico, e possivelmente, essa é a causa do florescimento precoce. "Foi uma surpresa até para nós. Nunca tivemos um ano que chovesse com tanta precipitação até maio. As plantas sentem isso", afirma o chefe do Departamento de Parques e Jardins do órgão, Alfred Gomes.

Além dos ipês-roxos, os brancos também floresceram fora de época. Eles, que só são previstos para o fim de outubro, foram vistos na ligação entre o eixo L Sul e Norte, abaixo da Catedral. Para quem não os viu, ainda há uma segunda chance. Gomes confirma que a planta deve florescer novamente, assim como o roxo, que costuma aparecer duas vezes por ano.
 
Ver galeria . 7 Fotos Foto do ipê-roxo no Instagram do @df.brasiliandoReprodução/Instagram
Foto do ipê-roxo no Instagram do @df.brasiliando (foto: Reprodução/Instagram )
 

Pausa para a foto 

Nas redes sociais, os internautas se desmancham em elogios. As fotografias são acompanhadas de frases de admiração às flores. Por todo o DF, os ipês-roxos são apreciados por olhos e lentes curiosas. 

Uma fato comum é confundir essa beleza invernal com a dos ipês-rosa. Isso se explica porque, segundo a Novacap, existem duas espécies de ipês-roxos em Brasília: Tabebuia heptaphylla e a Tabebuia impetiginosa. A primeira pode apresentar coloração mais rosada, o que dá margem ao erro. Além disso, “os fatores ambientais, a luz e o pH também podem alterar a nuance das flores do ipê”. 

Entre os 700 mil ipês que existem em Brasília, é importante saber que essas plantas têm características próprias. Confira abaixo os períodos coloridos de cada uma delas em Brasília:

Roxo
Tamanho: 15 a 18 metros
Período de floração: junho até agosto
 
Amarelo
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: agosto a outubro
 
Branco
Tamanho: sete a 12 metros
Período de floração: agosto e setembro
 
Rosa
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: setembro e outubro
 
* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade