Publicidade

Correio Braziliense

Transporte público do DF será reforçado em dias de jogos do Brasil na Copa

Nos dias de jogos da Seleção, na primeira fase do campeonato, vias sofrerão alterações e haverá mais oferta e ônibus e metrô para a população


postado em 12/06/2018 16:55 / atualizado em 12/06/2018 16:55

Oferta de ônibus e metrô será ampliada em dias de jogos da copa e vias sofrerão alteração(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Oferta de ônibus e metrô será ampliada em dias de jogos da copa e vias sofrerão alteração (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

Falta pouco para começar o maior torneio de futebol do mundo. E, para atender a demanda do brasiliense, a oferta de metrô e de ônibus será reforçada nos horários de pico e as vias sofrerão alterações, nos dias em que a Seleção Canarinho estiver em campo. 

Na primeira fase da competição, a Seleção brasileira jogará em três dias: 17, 22 e 27 de junho. No planejamento da Secretaria de Mobilidade e da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, apenas no domingo (17), não serão feitas mudanças nem no transporte público nem em vias.
 
Nos demais dias, as faixas na Estrutural serão invertidas e as vias do Colorado ganharão horário extra. A inversão de faixas nas vias Estrutural (DF-095) e Torto-Colorado (DF-003) serão mantidas tanto das 6h às 9h, quando todo o fluxo fica sentido Plano Piloto, quanto à tarde — das 17h30 às 19h45 —, momento em que o trânsito é direcionado para Taguatinga—Ceilândia (na via Estrutural) e para Planaltina (na pista do Colorado). Nessas pistas, haverá ainda uma reversão extra para atender à demanda em dias de jogo do Brasil.  

Dia 22 (sexta-feira)
 
Ônibus 
Os ônibus seguirão a tabela normal de dia útil, com os usuais reforços em horários de pico. Ainda, das 12h às 14h, circularão com o mesmo reforço de frota usado durante o período mais movimentado da manhã.
 
Metrô 
O metrô deve operar com 15 trens e três reservas nos terminais pela manhã. A partir das 12h até as 14h, aumentará para 20 o número de trens em circulação. No início da tarde, das 14h às 16h45, funcionará com 15 trens. Nesse dia, não haverá alteração no horário de pico do metrô das 16h45 às 19h45 — o serviço contará com 24 trens.
 
Mudança nas vias 
Nas vias, as faixas serão revertidas, das 12h às 14h, para o sentido regiões administrativas—Plano Piloto. 

27 de junho (quarta-feira)
 
Ônibus 
A última partida do Brasil na primeira fase do mundial será transmitida às 15 horas. Os ônibus circularão normalmente pela manhã, com reforço no horário de pico. Das 12h30 às 14h30, haverá reforço da frota, assim como no horário de pico da tarde. Após esse horário, o serviço será ofertado de acordo com a demanda.
 
Metrô 
O metrô funcionará normalmente, em horário de pico, das 6h às 8h45, com 24 trens. No resto da manhã, 15 trens vão circular para atender à população. No horário de almoço, das 12 às 14h30, serão 20 trens e três reservas. Pela tarde — até 19h45 — a operação terá 15 trens em circulação, sendo que, a partir das 16h45, três ficarão disponíveis como reservas nos terminais.
 
Mudança nas vias  
Das 12h às 14h, a reversão das vias ocorrerá ao inverso: com o fluxo sentido Plano Piloto-regiões administrativas. Aos fins de semana e feriados, não há inversão de faixas.

O planejamento para outros dias será divulgado pelas Secretarias de Mobilidade e da Segurança Pública caso a Seleção Brasileira avance para outras fases da competição.
 
Com informações da Agência Brasília 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade