Cidades

Copa do Mundo terá mais policiais nas ruas e fiscalização do trânsito

O reforço no policiamento e na fiscalização do trânsito é para evitar crimes e que o condutor dirija alcoolizado

Isa Stacciarini
postado em 12/06/2018 17:00
Comandante do Departamento Operacional da PM, coronel Marcilon Back anuncia reforço no policiamento e na fiscalização do trânsito em dias de jogos da Copa do Mundo
Os jogos da Copa do Mundo na Rússia vão mudar a rotina do brasiliense. Em razão do Mundial que estreia nesta quinta-feira (14/6), as forças de segurança pública também começam a se preparar para garantir tranquilidade aos torcedores que vão assistir às partidas fora de casa. A Polícia Militar vai concentrar o efetivo nos principais locais de aglomeração de pessoas, como bares, restaurantes, praças e pontos onde serão instalados telões.

Serão cerca de 100 viaturas distribuidas em pontos estratégicos, além de 200 a 250 militares a mais durante todos os dias dos jogos, com ênfase nas partidas da Seleção Brasileira. Os militares são da área administrativa ou serão escalados pela preferência em trabalhar no chamado serviço voluntário (quando eles estariam de folga).

Segundo o chefe do Departamento Operacional da PM, coronel Marcilon Back, as ocorrências mais comuns nesse tipo de evento são alcoolemia ao volante, furto de celular e furto em interior de veículos em razão dos pertences deixados dentro dos carros. "Estamos com todos os locais mapeados. Um deles sabemos que é o Taguaparque, onde haverá a instalação de um telão para o público assistir aos jogos. Essa ação vai durar durante todos os 30 dias de partidas", afirmou.

Trânsito

A fiscalização do trânsito também será intensificada e haverá um horário a mais na inversão da Via Estrutural, da Epia Norte (antes da BR-020, sentido Colorado), do Balão Escola Fazendária (próximo ao Jardim Botânico) e no fluxo do Jardim Botânico.

Além da inversão que já ocorre durante o início da manhã e no fim da tarde nos sentidos de maior fluxo, policiais também farão a mudança do trânsito entre o horário de 12h às 14h para que os motoristas possam chegar aos destinos com segurança para assistir aos jogos. A mudança vai acontecer em em 22 de junho, dia de jogo da Seleção e, depois, em 25 de junho, outra data em que o Brasil entra em campo.

O chefe do Comando de Policiamento de Trânsito da PM (CPTran), coronel Alexandre de Souza Oliveira, explicou que quando os jogos do Brasil ocorrerem pela manhã a inversão na Estrutural, por exemplo, será a partir das 12h no sentido Taguatinga/Plano Piloto para facilitar a ida das pessoas ao trabalho. Se a partida acontecer a tarde, a inversão vai acontecer no sentido inverso, após o expediente dos funcionários pela manhã. "Nossa preocupação é que haja segurança viária, que ninguém se machuque ou se lesione. Tratam-se de vias com maior fluxo e mais movimento. Vamos analisar após o primeiro dia e, se não for necessário, podemos interromper, mas isso será avaliado ao longo das experiências", ressaltou.

Segundo ele, 20 policiais a mais vão intensificar as blitzes para evitar acidentes e tragédias no trânsito. "Nesse período, infelizmente as ocorrências mais comuns são o uso excessivo de álcool que gera brigas e embriaguez ao volante. Portanto, haverá reforço do policiamento em blitzes", ressaltou.

Quem bebe e dirige recebe multa no valor de R$ 2.934,70, além de ter o direito de dirigir suspenso. A infração é considerada gravíssima. A reincidência no período de até 12 meses acarreta multa em dobro. Quem recusa a fazer o teste do bafômetro também pode ser considerado como infrator de trânsito. A partir de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já considera crime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação