A partir desta quarta-feira (13), a fonte luminosa da Torre de TV passará por manutenção em razão da comemoração à Copa do Mundo. O monumento receberá iluminação verde e amarela e a previsão é que volte a funcionar em 13 de julho. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é a responsável por fazer os serviços e reparos necessários para o funcionamento do ponto turístico.
Entre as reparações está a limpeza do tanque e troca das bombas que fazem a filtração da água, recuperação do sistema de aterramento para proteção da parte elétrica e de computador, substituição das bombas hidráulicas subaquáticas que acionam os jatos d;água e manutenção da galeria subterrânea, onde ficam os painéis eletroeletrônicos, transformadores, cabeamentos e tubulações hidráulicas.
Júlio Menegotto, presidente da Novacap, lembra que a fonte é um ponto turístico considerado um dos cartões-portais da cidade e que a operação faz parte de uma ação de manutenção de monumentos e espaços públicos do Distrito Federal. ;Estamos realizando uma força-tarefa com nossas equipes para deixar a Fonte Luminosa em melhores condições para a população pois sabemos que o monumento é um dos mais visitados da capital.;
A fonte deverá voltar a funcionar inicialmente aos fins de semana para a população e para os turistas que frequentam a área.
Fonte Luminosa
A fonte luminosa da Torre de TV é a maior da América Latina. Possui 4,8 mil metros quadrados e conta com cores programadas para acompanhar o ritmo musical. O monumento tem capacidade para 3,5 milhões de litros d;água e utiliza 21 taças automáticas, com 58 jatos. O maior deles pode chegar a altura de 60 metros. O esquema é alimentado por um sistema de 34 bombas de alta pressão e 4 grandes filtros, responsáveis por tratar a água, que é reaproveitada.