Cidades

Veja como será o expediente dos servidores públicos durante jogos do Brasil

Na maioria dos casos, os órgão funcionarão apenas em um turno. Entenda a regra para cada caso

Philipe Santos*
postado em 14/06/2018 13:26
O primeiro jogo do Brasil em dia útil será na sexta-feira 22
Os jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo da Rússia vão alterar os horários de trabalho dos servidores públicos federais e do Distrito Federal. Como os jogos ocorrem de manhã ou à tarde, na maioria dos casos, os órgão funcionarão apenas em um turno. Se você é servidor, veja como fica a sua situção:


Servidores do GDF e do Executivo federal

O Ministério do Planejamento e o Governo Federal do Distrito Federal tomaram a mesma decisão e vão dispensar os servidores no turno das partidas da Seleção Brasileira. Quando os jogos forem pela manhã, os funcionários públicos começam a trabalhar às 14h. Quando os jogos forem no período da tarde, eles serão liberados às 13h. Mas atenção: quem só trabalha no turno do jogo deverá ir no turno torcado. As horas não trabalhadas deverão ser compensada até o final de outubro.

Servidores da Câmara Legislativa

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) também definiu expediente diferente para os dias de jogos. Quando as partidas forem às 9h, o expediente será das 13h às 19h. Nas partidas às 11h, de 15h às 19h. Se o horário for de 15h, o funcionamento será das 8h às 13h. Em caso de jogos nesse mesmo horário em julho, o expediente será suspenso.

Servidores do Judiciário

Já no Judiciário, o funcionamento está sendo decidido de acordo com os jogos confirmados (por enquanto, só os da primeira fase). Assim, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supremo Tribunal Federal (STF) funcionarão das 13h30 às 19h, em 22 de junho, e das 8h às 12h30, em 27 de junho.

Servidores do Legislativo Federal

No Senado, um comunicado interno diz que os servidores terão que trabalhar apenas meio expediente. Quando os jogos da Seleção ocorrerem pela manhã, o expediente começará as 14h. Caso a partida seja à tarde, a jornada terminará antecipadamente, às 13h. Caberá aos titulares assegurar os serviços essenciais. A Câmara dos Deputados ainda não definiu um cronograma.
O expediente da Secretaria do Tribunal de Contas da União (TCU) será, em caráter excepcional, da seguinte forma: nos dias de jogos com início à tarde, o expediente será das 8h às 13h; e nos dias de jogos com início pela manhã, o expediente será das 15h às 20h. A forma de cumprimento da carga horária pelos servidores lotados nos gabinetes será determinada pelas respectivas Unidades.

Horários do jogos da Seleção na primeira fase

Brasil x Suíça ; 17 de junho (domingo), às 15h
Brasil x Costa Rica ; 22 de junho (sexta-feira), às 9h
Brasil x Sérvia ; 27 de junho (quarta-feira), às 15h
* Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação