postado em 14/06/2018 20:33
Uma operação da Gerência de Fiscalização de Trânsito de Produtos Agropecuários (Seagri) apreendeu, nesta quinta-feira (14/6), cerca de 1.250kg de queijo ilegal, na BR-040, sentido Luziânia (GO) - Brasília. A abordagem aconteceu por volta das 2h, quando uma caminhonete, modelo D-20, chamou a atenção dos fiscais. Na carroceria do veículo estava o produto, de origem animal.
Ao receber ordem de parada, o motorista da caminhonete tentou fugir, em alta velocidade. Uma equipe da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passava pela região na hora e auxiliou na apreensão.
Os fiscais perceberam que o produto, transportado em condições inadequadas de higiene, era queijo tipo Minas. O motorista não tinha registro de nenhum órgão sanitário que regularizasse a mercadoria, e o material acabou apreendido.
O veículo não tinha refrigeração e, sequer, uma carroceria fechada. A suspeita é que o queijo vinha de Patrocínio, em Minas Gerais, e seria comercializado nas feiras do DF.
O motorista foi multado por direção perigosa e vai responder um processo administrativo, que pode resultar em multa, por transportar produtos clandestinos e em desacordo com a legislação sanitária.