Cidades

Banda Forró de Rocha une tradição, modernidade e alegria nos arraiás do DF

Transmitindo alegria nos arraiás do DF, a banda Forró de Rocha une tradição e modernidade quando se trata do ritmo tipicamente nordestino

Hellen Resende*
postado em 15/06/2018 10:20
Eles se conheceram por meio da igreja
A expressão ;de rocha; indica que algo é muito bom, mas o nome do octeto Forró de Rocha veio também pelo sobrenome dos integrantes da família Rocha ; pai e dois filhos. Os outros cinco que compõem a banda são amigos que foram chegando e participando a cada São João. Eles se conheceram por meio da igreja e se definem por mesclar forró antigo e novo, escolhendo com carinho um repertório dançante de forró pé-de-serra, xote e baião.

Sucesso nos arraiás de todo o DF, a banda é reconhecida nas paróquias onde se apresentam. Antes, o grupo formava a Rocha;s Band, criada em 2018. Este ano, o nome recebeu uma atualização. No site, comentários de padres e paroquianos enaltecem a música do Forró de Rocha: ;Só tocam música boa;, comenta um fã. Entre as escolhidas, Luiz Gonzaga e Falamansa andam juntos e não podem faltar. Segundo Cleler Rocha, vocalista e pai de dois integrantes, o sucesso se deve ao fato do prazer dedicado ao trabalho. ;Nós nos divertimos divertindo as pessoas;, define.

Raízes e futuro

Essa reunião de família e amigos, que buscam alegrar com um som dançante e brasileiríssimo, une o ritmo forrozeiro e a fé que os move e que os uniu enquanto músicos. O vocalista Cleler sofreu um grande baque ao perder a mulher, Socorro Rocha, para um câncer, em 2016. Ela se apresentava com o marido e os filhos, que deram força para que o pai continuasse cantando sem a voz que tocava seu coração. ;Foi umas das coisas mais difíceis seguir, mas quando eu canto e vejo meus filhos cantando, sei que ela está presente no palco, ao nosso lado, cantando também o forró, com ritmo alegre, dançante. E só nos traz alegria;.

A única mulher da banda é a filha de Cleler, Camila Rocha, 27. Ela escuta forró desde a barriga da mãe, quando a tradição musical, tão forte na família, ressoava na casa dos nortenses. Para ela, tradição e modernidade na música são essenciais. ;O público escuta as músicas que tocam no rádio atualmente, mas também se lembra da infância ou de canções que já fizeram parte da vida delas em algum momento;.

Os demais integrantes eram íntimos do palco antes de montarem a Banda de Rocha, e a experiência com outros estilos e apresentações contribuiu para a qualidade no forró. Eles utilizam teclado, sanfona e triângulo e reproduzem grandes sucessos da música do sertão. Mas também trabalham em músicas autorais ; Nesta noite eu vou dançar é a música de trabalho ; e querem, em breve, lançar o primeiro disco. ;A cada ano, nós estamos sendo mais solicitados, principalmente para tocar em quermesses paroquiais;, conta Cleler.
[VIDEO1]

* Estagiária sob a supervisão de Leonardo Meireles

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação