Cidades

Palácio do Buriti está lilás em atenção à violência contra o idoso

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 15/06/2018 23:55
Buriti iluminado para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Em atenção à violência contra o idoso, o Palácio do Buriti anoiteceu, nesta sexta-feira (15/5), iluminado de lilás. Isso porque a cor representa o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo é sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência cometida contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra idosos consiste em ações ou omissões prejudiciais à integridade física e emocional que impeçam o desempenho do papel social. Denúncias desse tipo de situação podem ser feitas pelos telefones 100 ou 162.

Desde março de 2016, o Distrito Federal conta com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

Em contrapartida, às vésperas da data que marca a luta contra a violência à terceira idade, o Núcleo de Defesa do Idoso, da Defensoria Pública do DF, foi extinto, sob o argumento da carência de defensores públicos. "Não há fundamento plausível para tal decisão. Em 2007, quando o Núcleo de Defesa do Idoso foi criado, a Defensoria Pública contava com menos de 150 defensores públicos. Em 2018, na data de extinção do Núcleo, o quadro era de 228 defensores públicos", argumentou a defensora Paula Regina Ribeiro, fundadora do núcleo. Na primeira versão, esta matéria informou, equivocadamente, que a defensora era a responsável pelo núcleo. Ela alega, ainda, que a decisão é um retrocesso e negligencia o atendimento ao idoso.

Projeto


O Executivo regulamentou o Fundo dos Direitos do Idoso do Distrito Federal com o objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de ações voltadas à terceira idade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação