Augusto Fernandes
postado em 18/06/2018 12:44
Um dos estreantes na Copa do Mundo, o Panamá participa do primeiro jogo no Mundial da Rússia nesta segunda-feira (18/6), contra a Bélgica. Em Brasília, os torcedores do país da América Central se reuniram na Embaixada para acompanhar a nação.
No local, uma sala estava decorada especialmente para o jogo. Bandeiras do país foram colocadas nas paredes e os panamenhos vestiam as três cores do país: branco, azul e vermelho.
Bastante empolgados com a participação no Mundial, os panamenhos estão orgulhosos da sua nação. "Só de estarmos na Copa do Mundo já é uma vitória. Somos realistas e sabemos que vamos enfrentar os melhores do mundo, mas temos fé de que teremos êxito no torneio", disse o ministro conselheiro da Embaixada, Gerardo Berrío, 64 anos.
O Panamá conseguiu a classificação para o torneio somente na última rodada das Eliminatórias das Américas Central e do Norte. De uma maneira emocionante, a nação derrotou a Costa Rica de virada, com o gol da vitória saindo nos acréscimos do segundo tempo. "Aquele dia foi um marco para todos nós. O país inteiro parou, e acredito que hoje esteja do mesmo jeito. É um momento muito importante para os panamenhos", acrescentou Gerardo.
A emoção é tão grande que alguns torcedores mal dormiram. "Precisei tomar um calmante para me tranquilizar. Esperamos muito por esse momento", contou a médica Sheila, 69. Para ela, escutar o hino nacional do Panamá antes do jogo é algo que nunca sairá da sua memória.
"O nosso hino começa com a frase ;Alcançamos, por fim, a vitória;. Isso traduz o momento da seleção. Sei que não somos favoritos, mas espero que os nossos jogadores marquem pelo menos um gol", frisou.